Como selecionar a melhor escola

Jornal Diário da Manhã, 25/11/2007

Como selecionar a melhor escola

Diante das diferentes linhas pedagógicas existentes, surge a dúvida dos pais. Qual a melhor escola? A tradicional ou a que traz propostas mais modernas. Maria Emília de Castro Rodrigues, mestra e doutoranda em Educação, professora de Didática e Prática de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que é muito importante que os pais conheçam e compreendam a metodologia e as principais linhas educacionais utilizadas nas instituições. “É importante fazer a escolha que dê base ao aluno, para prepará-lo para o vestibular e para a vida.” Nessa hora, ela recomenda aos pais que investiguem os conteúdos, a forma da escola pensar, perspectivas, e descubra, por exemplo, se o planejamento é coletivo. “Veja como a escola se organiza, se tem projetos e se estes não são apenas um apêndice”, ensina.
A educadora observa que, ao longo do tempo, as escolas passaram por alterações em suas propostas e que há diferentes concepções de aprendizagem e tendência pedagógica que abordam várias perspectivas. Maria Emília destaca a linha tradicional, que assumiu várias facetas, desde o arcaico, com a disciplina autoritária dos anos da ditadura, até os dias de hoje.
Ela observa que o foco no conteúdo na escola tradicional é um ponto positivo, assim como a disciplina de forma construída e não-autoritária. Na proposta da linha construtivista, a educadora vê a tendência liberal e a possibilidade crítica dos educadores de estar sempre revendo suas práticas.
Maria Emília diz que a construção do conhecimento, teoria de Jean Piaget, é válida como começo de uma tendência liberal no desenvolvimento da aprendizagem, mas que é preciso ficar atento às modificações do mundo moderno. Conforme ela, o conceito de Piaget, da construção do pensamento de acordo com a idade, foi desbancado pelo seu contemporâneo Lev Semionovitch Vygotsky, pensador e educador. Ele foi pioneiro na defesa de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida). Enquanto Piaget dizia que o bom professor é aquele que facilita o desenvolvimento do aluno, Lev S. Vygotsky afirmou que bom professor é aquele que antecipa o desenvolvimento, acrescenta a pedagoga.
Para Vygotsky, é o que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue aprender sozinha e aquilo que consegue aprender com a ajuda de um adulto. É, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Em resumo, o conhecimento é melhor trabalhado de forma coletiva e com o desenvolvimento do senso crítico.