Formação humanística e responsável

Jornal Diário da Manhã, 25/11/2007

Formação humanística e responsável

Preparar o aluno para ingressar em qualquer instituição acadêmica e, ao mesmo tempo, para a vida e o sucesso profissional é o foco do Colégio Classe. Um de seus idealizadores, Ivano Gomes Pereira aposta na linha pedagógica tradicional, aliada à educação holística, para desenvolver habilidades e talentos. “A idéia é preparar o aluno para o vestibular e para a vida”, diz o educador, ao defender a disciplina e as regras da proposta de ensinar privilegiando o conteúdo. A infantilização do ensino médio também é trabalhada de forma a desenvolver a maior participação dos pais. A escola não oferece apenas quadro e giz. O Colégio Classe investe na formação humanística do aluno. Conforme o educador, oferece oportunidades de descobrir atletas, músicos, dançarinos. O aluno tanto pode aprofundar na literatura ou no jogo de xadrez.
Outra atividade da escola é o Projeto Consumo Responsável. A idéia é estabelecer a melhor forma de produzir, embalar, transportar, utilizar e descartar o produto, com a intenção de formar consumidores conscientes. O projeto de desenvolver um produto bom para o consumidor e para o meio ambiente foi abraçado por 45 grupos de oito alunos da 1ª e 2ª séries. São seis atividades, que envolvem trabalho escrito (textos elaborados, segundo as regras da ABNT), trabalho virtual (participação na comunidade virtual baseada na plataforma moodle, criação de banner para a divulgação do produto, apresentação dos trabalhos e decoração de estandes. A transdisciplinaridade é regra no Colégio Classe, que conta com uma infra-estrutura de 3.100 metros quadrados, divididos em dois prédios conjugados, com quadra de esportes, laboratórios, salas de computador, sala de televisão, sala para vídeo, além de um auditório para 280 pessoas, com quadro interativo e uma biblioteca, com um acervo de 3.600 livros, mais mil virtuais. Com o Projeto Consumo Responsável, os alunos descobriram de forma informal e fora da sala de aula conteúdos ligados a todas as disciplinas.

Coisa de cinema
O colégio estimula talentos ao oferecer disciplinas extras, como cinema, com laboratório e ilha de educação. Embora o projeto tenha iniciado este ano, os alunos cineastas já conquistaram prêmio no I Festival Nacional de Vídeo, em São José dos Campos. Foram 1º lugar na categoria livre e 2º lugar na categoria de animação. A turma pôde escolher o mundo dos negócios, por meio do Projeto Miniempresa, simulação da assembléia das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Aprovação
Ivano comemora a aprovação de 22% dos alunos que prestaram vestibular na Universidade de São Paulo (USP) e um índice de 30% de ingressos no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Oferecendo um conteúdo variado às turmas do ensino médio e pré-vestibular, a escola utiliza uma equipe de 40 professores, que priorizam o vestibular.

Histórico
O Colégio Classe foi fundado em agosto de 2000 por um grupo de professores que trouxe para a sala de aula um modelo de educação capaz de preparar o jovem para as novas regras do mundo em transição. O conceito de transdisciplinaridade e a criação do núcleo de formação humana, ética, cidadania, responsabilidade social, preservação ambiental e consumo consciente são ações e projetos que têm como objetivo fazer o aluno compreender o mundo com olhar responsável.