Nota de corte cai nos cursos mais concorridos

Jornal O Popular, 27/11/2007

Nota de corte cai nos cursos mais concorridos

Resultado da primeira fase do processo seletivo 2008 da Universidade Federal de Goiás foi divulgado ontem.
Ao todo, 9.677 candidatos foram convocados para a segunda etapa

Deire Assis

O resultado do processo seletivo 2008 da Universidade Federal de Goiás (UFG), divulgado ontem, mostra que o ponto de corte (nota do último colocado) nos cursos mais concorridos da instituição sofreu queda significativa em comparação com o último vestibular. O ponto de corte do curso de Medicina, o mais disputado da UFG, por exemplo, passou de 67, no processo seletivo 2007, para 60, neste concurso, 11,6% menor. Direito, o segundo mais concorrido, teve o ponto de corte reduzido em seis pontos (veja outros exemplos no quadro). Professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo POPULAR atribuem o fenômeno às mudanças implementadas pela instituição nas provas deste ano. Para eles, o grau de dificuldade foi maior que em anos anteriores.

Há 20 anos preparando estudantes para o funil do vestibular, o professor de Química Ivano Gomes Pereira da Silva acredita que muitas escolas não se prepararam para as novidades do vestibular da UFG. Na sua avaliação, a instituição colocou em prática, este ano, o que prevêem os parâmetros curriculares nacionais. Elaborou provas que requisitaram, dos candidatos, a capacidade de pensar de forma interdisciplinar, abordando conteúdos das áreas de códigos e linguagem, de ciências da natureza e das ciências sociais. “O que aconteceu este ano é inédito na Federal”, acentua. Para o professor, no entanto, a instituição acabou não calculando bem o grau de dificuldade das provas.

O professor de curso pré-vestibular Sandro Juliano comunga da mesma avaliação. “O ponto de corte caiu sobretudo pelo maior grau de dificuldade dos exames”, diz. Para ele, o vestibular da UFG teve as provas mais bem elaboradas dos últimos anos. Sandro Juliano também suspeita que os alunos não estavam tão preparados para este tipo de exame. O professor frisa que a segunda fase do processo seletivo deve seguir a tendência da interdisciplinaridade. Dessa forma, os candidatos devem ficar atentos para a possibilidade de as provas serem temáticas, com um mesmo assunto explorado nas diversas áreas do conhecimento.

Presidente do Centro de Seleção da UFG, a professora Luciana Freire lembra que num universo de 87 cursos, 30 tiveram o ponto de corte elevado, 20 mantiveram o mesmo ponto de corte e 37 sofreram redução. “É importante salientar que o ponto de corte é definido de acordo com o desempenho dos candidatos”, afirma. De acordo com a professora, é possível que os alunos não estivessem de fato preparados para as mudanças implementadas no vestibular deste ano. No entanto, frisa, no primeiro semestre deste ano a comissão responsável pelo processo seletivo sentou-se com representantes do Ensino Médio de escolas particulares e públicas para discutir as alterações. “A prova é fruto dessa discussão e tem como base os conhecimentos e habilidades dos candidatos”, diz.

Cartão resposta
A partir de amanhã, os candidatos inscritos no processo seletivo 2008 da UFG poderão ter acesso ao seu cartão-resposta pela internet. A novidade, de acordo com a professora Luciana Freire, tem como objetivo tornar o processo absolutamente transparente. Os cartões-resposta foram digitalizados e poderão ser acessados, pela primeira vez, por meio do CPF do candidato na página do Centro de Seleção da Federal na internet (www.vestibular.ufg.br).

As provas da segunda etapa serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os locais de prova estarão disponíveis, também no portal do vestibular da UFG, a partir do dia 6. A presidente do Centro de Seleção alerta para que os candidatos aproveitem os dias anteriores à realização dos exames para comparecer, com antecedência, no prédio onde fará prova. “É importante contabilizar o tempo que será gasto para chegar até o local de prova e evitar, assim, surpresas”, sugere.

Resultado
A relação com os nomes dos aprovados na primeira fase do vestibular da Federal foi colocada no portal da UFG a partir das 10 horas da manhã de ontem. No mesmo horário, a lista foi fixada no Centro de Seleção, no Setor Universitário, para onde correram milhares de pessoas. Uma delas, Heloene Leite São José, de 23 anos, foi aprovada na primeira tentativa. A estudante, que sempre estudou em escola pública, comemorou muito a aprovação para o curso de Letras. “Apesar de todas as dificuldades, é gratificante saber que cheguei até aqui. Agora, é enfrentar a segunda fase.”

Marcela Machado, 18, foi aprovada para Direito depois de enfrentar uma concorrência de 26,07 candidatos por vaga, a segunda maior da Federal. O pai, o advogado Willian Machado, de 47 anos, a apanhou ontem na escola para, juntos, conferir a relação. Esta é a segunda tentativa da candidata. “Ano passado não consegui vencer a segunda fase. Desta vez, comecei a me preparar para a etapa discursiva antes. Imprimi as provas anteriores para poder estudar e tenho buscado trabalhar as minhas maiores dificuldades.” A relação candidato/vaga para a segunda etapa do processo seletivo deve ser divulgada amanhã.