Homenagem a parceiros

Jornal Diário da Manhã, 03/12/2007

Homenagem a parceiros

Evento realizado na tarde de ontem homenageou os parceiros e colaboradores da Associação das Floriculturas e Viveiros do Estado de Goiás (Asflore). Estavam presentes representantes das instituições que colaboram na construção e solidificação da associação, entre eles o Sebrae-GO, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Itograss e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
Com mesa farta e ao som de Wilson dos Teclados, os presentes aproveitaram o evento de fim de ano para comemorar os bons números do setor em 2007. Erick Teles, presidente da Asflore, afirmou que o setor de flores e viveiros está crescendo e a tendência é só aumentar. “Já tivemos um crescimento alto nos últimos dois anos e estamos planejando para janeiro um diagnóstico completo da cadeia produtiva do setor para termos dados mais concretos. Além disso, o Projeto Flores e Plantas de Goiás, com a ajuda do Sebrae e outros parceiros, está sendo estabelecido tendo em vista um crescimento de 15% nos próximos dois anos”, disse o presidente.
Homenageado no evento, Wanderson Portugal Lemos, gerente de Agronegócios do Sebrae-GO, analisou o mercado goiano como ótimo. “O mercado goiano está estabelecido. Só que nós importamos as flores. Por que não produzir? O mercado consumidor em Goiás está consolidado, precisamos suprir isso”, contou ele. A iniciativa do Sebrae de ajudar a Asflore, segundo Wanderson, veio a partir de análises do presente e do futuro. “Quando criamos o apoio, foi porque vimos que o mercado é composto basicamente de microempresas que geram muitos empregos, ou seja, é muito emprego e serviço disponibilizado por empresas que não ocupam muito espaço, além do mercado em franco crescimento”, justificou.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), José de Paula, representou o governo do Estado na cerimônia e acrescentou o apoio da administração estadual aos produtores. “O importante para o governo é essa organização, esse arranjo produtivo estabelecido para garantir a linha de crescimento e desenvolvimento do ramo. Fora que o setor tem uma importância ambiental fortíssima, uma vez que também trabalha com a recuperação de áreas degradadas, uma das maiores preocupações do governador Alcides Rodrigues”, revelou José de Paula.
A Itograss também recebeu homenagem durante o evento de ontem e foi representada por seu gerente regional, Carlos Henrique Pimenta. Para ele, “a conquista do verde é um processo irreversível.”