MEC aprova projeto da UFG ao Reuni
Portal Andifes, 03/12/2007
MEC aprova projeto da UFG ao Reuni
A Comissão de Homologação do Ministério da Educação (MEC) aprovou, na íntegra, o projeto de reestruturação e expansão da UFG. Agora, a instituição aguarda a liberação de R$ 13 milhões para a execução de obras de infra-estrutura e para a contratação de pessoal.
A proposta de adesão da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão de Homologação do MEC, da qual faz parte o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, reuniu-se nesta terça-feira, dia 27, em Brasília, e aprovou, na íntegra, o projeto enviado pela instituição no final do mês de outubro.
Agora, a instituição aguarda a liberação de R$ 13 milhões, previstos para estarem disponíveis no próximo mês de janeiro. O montante será gasto para dar as condições necessárias à criação dos 29 novos cursos e a abertura das 22 novas turmas nos já existentes, no ano de 2009, conforme está previsto no projeto.
De acordo com o pró-reitor, os recursos de investimento serão aplicados na construção de blocos de salas de aulas, gabinetes de professores e laboratórios, e na aquisição de novos equipamentos. Também está prevista a realização de concurso público para a contratação de docentes e servidores técnico-administrativos.
O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, afirmou que a instituição está pronta para crescer e garantir maior democratização de acesso à Universidade. Acrescentou que o planejamento das obras de infra-estrutura e das contratações ocorrerá em 2008.
No mês de dezembro os reitores das universidades que tiveram seus projetos de adesão ao Reuni homologados pelo MEC irão se reunir, em Brasília, para a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições, que visa ajuda mútua na fase de aplicação dos programas de expansão. O presidente Luís Inácio Lula da Silva estará presente na ocasião.
Outras 18 Instituições Federais de Ensino Superior do país tiveram seus projetos aprovados, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Tocantins (UFTO). Na próxima quarta-feira a Comissão de Homologação do MEC se reunirá em Brasília para avaliar as propostas de adesão das universidades restantes.