Multiculturalismo na passarela
Jornal O Popular, 11/12/2007
Multiculturalismo na passarela
FAV/UFG
Criação de Paula Del Bianco, usada pela modelo Érika Dias
Os alunos do último período do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostram suas criações no desfile FAV Fashion, que será realizado na Praça de Alimentação da Estação Goiânia, hoje, às 20 horas. As criações são assinadas por 17 formandos que realizaram ao longo do ano pesquisas detalhadas sobre tendências e estilos da moda, divididos em três temas globais: magia, multiculturalismo e futurismo. Ao todo, serão apresentados 57 looks, entre peças comerciais e conceituais.
Magia foi o tema escolhido para abrir o desfile, que vai mostrar peças cujo processo de criação remete a lendas, fadas, gnomos, bruxas e outros seres mágicos e produções como o balé O Lago do Cisnes. A cor predominante é o roxo, que surge aplicado a materiais como rendas, laços, seda chinesa, tafetá, cetim, tecidos transparentes, etc. O comprimento das peças é o curto e médio, tamanho que marca saias e vestidos.
O desfile seguirá com uma coleção baseada na cultura afro-brasileira, evidenciada pela cor vermelha. Volume, laço, plissados e grafismos marcam os modelos, mostrando através da pintura manual e de bordados com miçangas a arte gráfica da antiguidade africana. Tecidos de algodão são utilizados em todos os looks, tanto para ressaltar as famosas túnicas africanas quanto para assimilar as vestimentas escravas no Brasil.
A coleção apresentada dentro da temática Futurismo vai encerrar a noite com uma proposta elegante. As releituras misturam modelos clássicos à tecnologia e à eco-sustentabilidade. Alguns destaques ficam por conta das criações inspiradas no estilo eduardiano, que enaltece o corte masculino sobre as roupas femininas. Gola alta, babado e manga comprida aparecem na passarela, que também terá muita cintura marcada.
DESFILE:
¤ FAV Fashion
¤ Data: hoje, às 20 horas
¤ Local: Estação Goiânia, ao lado do Terminal
Rodoviário de Goiânia, Setor Norte Ferroviário
¤ Ingresso: é necessário a doação de um brinquedo, que será entregue
às crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)