Soluções criativas em projetos de arquitetura

Jornal O Popular, 09/12/2007

Soluções criativas em projetos de arquitetura

Marília Assunção

Encerrada ontem, a exposição de trabalhos de final de graduação (TFG) dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Goiás (UCG) reuniu projetos que podem ser preciosos não apenas para Goiânia, como o presídio suspenso, mostrado em reportagem de ontem do POPULAR. Um deles, permite tirar da mala um quarto com banheiro e reservatório de água. É um tipo de contêiner desmontável, um abrigo para emergências.

O projeto, chamado de Habitáculo, foi desenvolvido pela formanda Tatiana Menezes Tavares. Ela se inspirou na necessidade de abrigar pessoas em situações de emergência a partir da tragédia provocada pelo furacão Katrina, nos Estados Unidos, há dois anos, explica o professor e coordenador de TFG da UCG, Ênio Nery.

Segundo ele, outro trabalho de destaque foi a proposta de um Museu de Arqueologia e Antropologia de Goiânia, unificando no mesmo espaço o acervo da UCG e da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto foi elaborado por Isabela Paiva Gomes Ferrante e propõe, na Avenida Anhanguera, próximo ao Jóquei Clube, espaço de visitação interativo e cheio de efeitos digitais, nos moldes dos melhores museus contemporâneos.

Isabela observa que Goiânia tem grande acervo antropológico (da UCG e UFG), mas eles estão abrigados em prédios que não foram originariamente construídos para tal. “A idéia é um museu que seja mais do que um depositário de acervos antropológicos, que hoje não estão ligados em Goiânia, mas sim, fazer do próprio museu uma parte da exposição”, explica a autora.