3,3% não comparecem

Jornal Diário da Manhã, 12/12/2007

3,3% não comparecem

Hacksa Oliveira
hacksa@dm.com.br
Da Editoria de Cidades

Mais de nove mil estudantes finalizaram na tarde de ontem o vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Agora é só aguardar o resultado. A divulgação dos 3.963 selecionados para os 92 cursos da universidade está prevista para o dia 31 de janeiro de 2008. Os exames da terça-feira foram focados na Redação e mais duas matérias específicas de cada curso. Em todo o Estado, o índice de abstenção foi de 3,3%, número maior que o primeiro dia de prova, 2,6%. Em Goiânia, 259 alunos não compareceram. O total de faltosos nos dois dias somou 577 estudantes.
Como todo vestibular, a Redação foi o que provocou mais expectativa. Este ano, o tema proposto, “A influência do mundo real com o virtual”, dividiu opiniões dos alunos entrevistados pelo Diário da Manhã. Os amigos Ademar Coutinho, 16, candidato ao curso de Direito, Flávia Martins, 17, e Lucas Ribeiro, 17, também concorrentes ao curso de Direito, afirmaram que a proposta de fazer um conto, uma carta ou um manifesto não agradou muito. Segundo eles, o tema da prova foi muito abrangente e complicado.
Já os estudantes Gustavo Fereira, 18, Nayana Medina Vieira, 17, que fizeram prova para o curso de Direito, Samuel Sampaio, 18, para Filosofia, e Marcela Fonseca, 19, concorrente de Educação Fisíca, analisaram o tema como mais tranqüilo do que o esperado. Segundo eles, a mistura do real com o virtual é percebido no cotidiano de todos.
Para o doutor em Literatura Brasileira e professor universitário José Fernandes, na atual circunstância em que os jovens se apresentam, o tema da Redação foi bem colocado. Segundo ele, todo mundo vive muito próximo do virtual, e a juventude sabe muito bem lidar com isso. “Foi inteligente a escolha. Agora, pode-se analisar a posição que os estudantes estão com o mundo virtual”, afirma.
O balanço final da segunda fase feito pela equipe do Centro de Seleção da universidade foi positivo no que se refere a problemas relacionados aos candidatos, já que a etapa ocorreu sem tumultos. De acordo com a presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire, foram mais de mil pessoas, entre fiscais e coordenadores, que trabalharam nos 16 pontos de realização das provas da segunda fase.
Mudança
Este foi o primeiro ano de realização do vestibular em dias úteis e a primeira vez em que os alunos não fazem provas de Literatura, Redação e Português no mesmo dia. Outra alteração foi a pontuação máxima. Antes, os candidatos poderiam somar 210 pontos, agora, apenas 180. De acordo com a pró-reitora de graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, todas as mudanças tiveram o objetivo de garantir mais segurança.