1º dia de provas tem 2,6% de abstenção

Jornal Hoje, 11/12/2007

1º dia de provas tem 2,6% de abstenção

Lidia Borges

Poucos foram os faltosos nas provas de ontem da segunda fase do vestibular 2008 da Universidade Federal de Goiás (UFG). O índice de 2,6% de abstenção (256 candidatos) é considerado baixo pela instituição, que afirma ter transcorrido com tranqüilidade o primeiro dia da etapa. Ao todo, compareceram 9.421 estudantes que disputam 3.963 vagas em 92 cursos. No geral, o exame foi bem avaliado pelos concorrentes, que responderam questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e específicas de cada curso.

Para a primeira candidata a deixar o prédio da Escola de Engenharia após a seleção, Karollyne Fernandes Camilo, 20, as provas de ontem foram mais fáceis do que as da primeira fase. Inscrita para o curso de Letras, ela diz que as questões estavam menos abrangentes que antes e, por serem dissertativas, deu ao concorrente mais oportunidade de demonstrar o conhecimento na sua área. O candidato de Direito Victor Fernandes, 18, concorda com a opinião. Ele acrescenta que houve bastante interdisciplinaridade na prova de Português a que o nível de Matemática estava compatível para aqueles que prestavam vestibular em humanas.

Diferente dos outros anos, a Redação neste vestibular é aplicada hoje, separado da prova de Língua Portuguesa. A justificativa da organização é que isso dará ao candidato maior tranqüilidade para a realização do exame. Os portões serão fechados às 12h30 e a orientação é para que os concorrentes cheguem com uma hora de antecedência, com o documento original de identidade. O resultado do vestibular 2008 está previsto para 31 de janeiro.