Eventos científicos e culturais marcam 47º aniversário da UFG
Portal Andifes, 10/12/2007
Eventos científicos e culturais marcam 47º aniversário da UFG
Encontros científicos, inauguração de prédios e atividades culturais marcam as festividades de aniversário da universidade.
No dia 14 de dezembro, a Universidade Federal de Goiás completará 47 anos. Para comemorar o aniversário, há uma programação com eventos científicos, culturais e inauguração de prédios.
As festividades começam no dia 10, às 8h30, com a reinauguração da Clínica Médica, do Serviço de Urgência Pediátrica e da Farmácia, setores do Hospital das Clínicas que passaram por reformas. Além destes, será inaugurado o setor de Dermatologia.
No dia 13, haverá o I Encontro sobre drogas da UFG, no auditório da Faculdade de Medicina. A professora da Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFCMPA), Helena Maria Tannhauser Barros, fará a conferência de abertura, às 8h30, intitulada “Caminhos da pesquisa sobre drogas no Brasil”. As discussões se estenderão durante o dia todo, com apresentações de professores de diversas unidades da UFG. A inauguração do prédio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), localizado no Câmpus Samambaia, também será no dia 13.
O dia 14 começará com o Encontro do Programa de Educação Tutorial (Pet) da UFG, no auditório da Faculdade de Enfermagem, às 8h. Logo depois, às 9h, haverá reunião do Conselho Universitário (Consuni), quando serão entregues certificados de reconhecimento a professores e alunos considerados destaques em suas unidades acadêmicas ao longo deste ano. A reunião contará ainda com o lançamento do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFG.
O lançamento da pedra fundamental do Centro de Cultura e Eventos, no Câmpus Samambaia, será no dia 14, às 18h. Logo após, haverá uma apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e da Banda Pequi, no saguão da Reitoria.
Simultaneamente, o pátio da Reitoria terá exposição de trabalhos gráficos executados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pelo Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) em 2007.
A Universidade Federal de Goiás foi criada em 14 de dezembro de 1960, com a reunião de cinco escolas superiores então existentes em Goiânia: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, que hoje formam duas unidades distintas, a Escola de Engenharia, que a partir de 1991 foi dividida em duas unidades (Escola de Engenharia Civil e Escola de Engenharia Elétrica e da Computação), o Conservatório de Música e a Faculdade de Medicina.
A UFG possui câmpus em Goiânia, Catalão e Jataí, além oferecer cursos na cidade de Goiás e em Rialma. Atualmente, a UFG mantém 89 cursos de graduação, que totalizam cerca de 13.500 aluno.