Projeto para capacitar parlamentares

Jornal Hoje, 20/12/2007

Projeto para capacitar parlamentares

Mirelle Irene

Convênio assinado ontem entre a Assembléia Legislativa e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) vai permitir o aprimoramento de parlamentares, assessores e funcionários, além de estimular a produção científica em Goiás, com a criação da Universidade do Parlamento. Para o presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), o processo legislativo tende a melhorar.

“Investir em educação e em pesquisa é muito gratificante. A universidade vai formatar assessores parlamentares, tanto para deputados quanto para vereadores. Pesquisas vão municiar as comissões da Casa. Isso fortalecerá a atividade legislativa”, afirmou Jardel. O projeto é pioneiro no País e prevê a criação de cursos de graduação, extensão e pós-graduação.

O presidente da Fapeg, Leonardo Guedes, destaca que o momento é propício à evolução dos homens públicos. “Há uma percepção da importância do conhecimento e da pesquisa. O parlamento se coloca à disposição para absorver conhecimento relacionado a políticas públicas que temos no Estado de Goiás”, elogiou.


A partir de agora, serão definidos projetos a serem implementados a partir das 265 redes de pesquisa da Fapeg. No ato assinado ontem, a instituição se comprometeu a fomentar as iniciativas, tanto de pesquisa quanto de extensão – graças a recursos assegurados à Fapeg, por determinação da Constituição Estadual, que destina 0,5% do Orçamento do Estado. A Universidade do Parlamento deve contar ainda com parcerias com instituições de ensino como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Católica de Goiás (UCG) e vai atender também vereadores e servidores de câmaras municipais.