[UFG] Sisu será alternativa para ingressar na UFG em 2012 (Diário da Manhã, 26/08/11)

Sisu será alternativa para ingressar na UFG em 2012

Próximo processo seletivo contará com a novidade, além do vestibular tradicional


 

Mário Víctor
Da Editoria de Cidades

O próximo processo seletivo da Universidade Federal de Goiás (UFG) terá duas formas de ingresso. Além do tradicional vestibular, a instituição vai disponibilizar 1.091 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso representa 20% das 4.579 vagas que a instituição tem atualmente. Poderão concorrer às vagas, o candidatos que realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio 2011(Enem) e que também efetuarem a inscrição no Sisu 2012. Os cursos que precisam de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) não terão vagas no Sisu.
A destinação das vagas foi aprovada pela Câmara de Graduação e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Cultura da UFG. Anteriormente, 206 vagas que não eram preenchidas durante o vestibular eram destinadas ao programa, uma forma de avaliar a segurança do sistema. “Foi uma primeira experiência e positiva. Avaliamos o Enem e o Sisu e a segurança da aplicação das provas”, disse Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação da UFG.
Ela fala que, para uma instituição como a UFG, é muito importante ter todas as suas vagas preenchidas, já que ela é mantida pela sociedade, além de democratizar a educação. “Existem tantos jovens querendo ingressar em uma instituição federal. Nada mais justo que possibilitarmos isso. Com o Sisu, a UFG também terá mais visibilidade”, afirmou Sandramara Matias.

O SISU
Criado pelo Ministério da Educação, o Sisu é o sistema informatizado, onde as instituições públicas de educação superior inscritas selecionam novos candidatos, através da nota obtida no Enem. Ele tem uma única etapa de inscrição e ao realizá-la, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação nas duas opções de vaga, ele será selecionado, exclusivamente, em sua primeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.