História de um pioneiro
História de um pioneiro (Tribuna do Planalto, 28/12/2007)
A exposição em homenagem aos 100 anos de uma das principais personalidades do meio cultural, jurídico e educacional de Goiânia pode ser conferida até esta segunda-feira, 31 de dezembro. A mostra "Centenário de Colemar Natal e Silva – A Saga de um Fundador – de 1907 a 2007" está aberta ao público das 9 às 18 horas na Casa de Cultura da Justiça Federal, que fica na Rua 20, no Centro.
Comemorativa dos 100 anos de nascimento de Colemar, a exposição reúne fotos, objetos, medalhas, condecorações e réplicas de documentos originais que traçam em detalhes a trajetória do homem público, que se tornou conhecido também por ser a figura principal no processo que culminou na fundação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento foi organizado pela Divisão de Comunicações da UFG em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Academia Goiana de Letras (AGL) e Casa de Cultura da Justiça Federal.
Membro da elite intelectual do Estado na década de 30, Colemar Natal e Silva teve papel fundamental também na transferência da Capital do Estado para Goiânia, tendo sido escolhido pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira como secretário da comissão responsável pela mudança. Foi ele quem acompanhou em detalhes todo o processo, incluindo a construção das primeiras residências.