(VESTIBULAR) Candidatos fizeram plantão até divulgação do resultado

Candidatos fizeram plantão até divulgação do resultado (O Popular, 01/02/2008)

Eram por volta das 17h50 quando funcionários do Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Universitário, penduraram nas grades que cercam o prédio os murais com os nomes dos 3.732 aprovados no vestibular 2008. Na calçada e no meio da rua, em frente, candidatos e pais ansiosos se espremiam para chegar mais perto das listas. Gritos, urros e choro – de emoção ou de tristeza pela ausência do nome –, enfim, deram lugar à ansiedade.

“Meu filho passou! Para Medicina! E só está no segundo ano”, alertava o veterinário Horácio César Alves de Castro, na comemoração em família, ali mesmo, ao lado da mulher, Mônica, da filha Mariana, e do calouro no curso mais concorrido da UFG, Murilo Antunes de Castro, de apenas 16 anos. De outro lado, Mariana Leão Domiciano, 18, enxugava as lágrimas pela aprovação no curso de Odontologia, em segundo lugar. A voz não saía de jeito nenhum. O pai, Maurício Domiciano Silva, promotor de vendas, assumiu a tarefa, todo orgulhoso: “Ela merece, fez muito por merecer. E a gente esperou muito por esse momento”.

As histórias se repetiram no Parque Vaca Brava, para onde a maioria dos mais novos universitários seguiram depois do resultado, ávidos por raspar a cabeça, se sujar de farinha de trigo, rabiscar a cara ou pedir um troco nos sinaleiros. O trânsito, nas imediações, ficou tumultuado, mas tornou-se intransitável na T-3, principalmente se a idéia era dobrar à direita pela T-10. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) preferiu não se intrometer na festa, segundo informou o titular Paulo Sanches, e deixou a segurança, no local, por conta da Polícia Militar (PM). Pelo que o cenário, ali, demonstrava, às 19 horas, a noite seria pouca para tanta celebração.