(UFG) Saúde e UFG formam grupo de estudo sobre febre amarela

Saúde e UFG formam grupo de estudo sobre febre amarela (O Popular, 11/02/2008)

     Técnicos da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), do Laboratório Central Giovanni Cysneiros (Lacen) e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), da Secretaria da Saúde do Estado (SES-GO), além professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e representante do Ministério da Saúde (MS) se reuniram hoje para discutir a formação de uma parceria. O objetivo é avaliar o que aconteceu no Estado com relação à febre amarela e desenvolver novos estudos a partir dos dados coletados até o momento. 

A reunião foi realizada hoje cedo, no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG e foi coordenada pelo titular da Secretaria da Saúde, Cairo de Freitas. O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG vai avaliar as rotinas, a evolução da doença, epidemia animal, humana, questões ambientais, vacina etc. "A morte de macacos é um sentinela que avisa o que pode acontecer. Porém, precisamos fazer uma avaliação profunda da febre amarela para nos anteciparmos e não ficarmos esperando os ciclos da doença", destaca Cairo de Freitas. "Afinal, estamos diante de uma grande quantidade de informações e o momento é oportuno para levarmos esta discussão para a academia", completa o secretário.

Cairo de Freitas afirma que sente a necessidade de tratar estes casos de febre amarela de forma acadêmica. "Por isso é extremamente importante estabelecer esta parceria com a UFG para aproveitar este momento e utilizar as informações obtidas até agora para ampliar as pesquisas". Durante a reunião, profissionais das áreas de doenças infecciosas e parasitárias, imunologia, virologia, patologia geral e epidemiologia abordaram a febre amarela urbana e a silvestre; eficácia, validade e efeitos colaterais da vacina; circulação do vírus; diagnóstico dentro do hospital, entre outros temas ligados à doença. A próxima reunião será nesta semana. O local e a data ainda serão definidos.