(UFG) Café da manhã

Café da Manhã (Diário da Manhã, 15/02/2008)

Funai e índios apóiam o
‘despejo’ do bandeirante

A retirada da estátua do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, ou como queiram, o Diabo Velho, ganhou novos aliados: o administrador-executivo da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Goiás, Edson Silva Beiriz, disse ao vereador Rusembergue Barbosa (autor do projeto) ser favorável à idéia. Segundo Edson Beiriz, a imagem (a estátua) é uma afronta à nação indígena goiana, que “os bandeirantes mataram, escravizaram e roubaram nossos índios”. Edson Beiriz, os xavantes, cacique Bruno e sua mãe Irene e o irmão Isaias (foto) visitaram o gabinete de Rusembergue para hipotecar apoio ao projeto de lei que determina a retirada da estátua do bandeirante e sua devolução ao Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. Rusembergue adianta que realizará uma audiência pública no próximo dia 28 com todos os representantes de tribos indígenas de Goiás, juntamente com a Funai, fórum de entidades protetoras dos índios, conselho de direitos humanos e diversas entidades ligadas aos movimentos sociais. Rusembergue não vai descansar enquanto não conseguir apoios substanciais para tirar a estátua do ‘Diabo Velho’ da Praça do Bandeirante, que, aliás, não se chama ‘Praça do Bandeirante’, mas sim ‘Praça Atílio Correia Lima’. Se não conseguir o intento, pelo menos levanta uma discussão: quem foi esse tal de Bartolomeu Bueno da Silva, que 70% dos goianos não o conhecem?!! Segundo o pastor Théo, da equipe de Rusembergue, uma equipe da TV Globo deve se aportar em Goiânia para fazer uma matéria sobre o assunto.

Tubarões e piranhas
O senador Marconi Perillo manifestou ontem no plenário sua indignação diante da corrupção de servidores públicos de forma tão generalizada, como está demonstrado no caso do abuso dos cartões corporativos. Marconi apóia a CPI dos Cartões e alerta que ela não será "uma CPI para pegar apenas tubarões, mas para cercar também um cardume de piranhas que disseminam nas bases da administração pública a permissividade, a corrupção ativa e passiva e o benefício pessoal, com sacrifício da ética e da moral." Marconi Perillo considerou que o abuso do dinheiro público deve ser rigorosamente punido. "Que sejam pegos, punidos, presos e obrigados ao ressarcimento os multiplicadores da corrupção em cada canto do País. Precisamos transformar em criminosos famosos estes bandidos anônimos", disse.
Plantão brechó
Domingo tem plantão no Brechó Brasil. Das 14 às 18 horas. Mais informações no fone 394500450.
Comando
Hoje tem a passagem de comando na Brigada de Operações Especiais, às 10h, no Pátio 31 de Março. O comandante Antônio Marcos Moreira Santos passa o comando ao general-de-brigada Paulo Humberto César de Oliveira.
Agora, maior
Uma grande conquista dos intelectuais, na verdade, dos ‘imortais’ de Goiás. Um grupo de 24 membros da Academia Goiana de Letras (AGL), todos liderados pelo presidente da instituição, Modesto Gomes, reuniu-se com o prefeito de Goiânia. Iris Rezende selou um compromisso com os intelectuais: vai comprar o terreno ao lado da sede atual para que a AGL possa ampliar a sua sede.

No comando da ABEn
Gente de bem, Olívia Vieira (foto), ex-vereadora em Goiânia, também ex-secretária municipal de Desenvolvimento Econômico (gestão Pedro Wilson), assume hoje a presidência da Associação Brasileira de Enfermagem (seção Goiás). A posse de Olívia Vieira acontece às 10h30, no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Um achado de Basquiat
Azar de um, quem sabe, sorte do Brasil. Um quadro do pintor negro norte-americano Jean-Michel Basquiat, ‘retirado’ ilegalmente do Brasil, foi recuperado pelo governo norte-americano em um depósito, na ilha de Manhattan. O quadro pertenceria ao ex-banqueiro Edmar Cid Ferreira, dono do Banco Santos, que faliu. A obra é avaliada pela bagatela de US$ 8 milhões.

Show de Kenny Brown
O cantor norte-americano, guitarrista virtuoso, Kenny Brown faz show amanhã em Goiânia. Quem curte o bom estilo rock-‘n’-roll não pode perder o show por nada na vida. Brown já dividiu palco com feras da música como Slash (ex-Gun’s Roses), Stevie Vaughan e Ron Wood (do Rolling Stones).

O carro do futuro
Para você que tem o bolso fundo, o Grand C4 Picasso, da Citröen, é o carro. O veículo traz um mecanismo que auxilia na hora de estacioná-lo. Ele mede a adequação do carro à vaga. E mais: mostra os obstáculos para uma boa manobra.