(UFG) Tempo nublado dificulta visibilidade
Tempo nublado dificulta visibilidade (Diário da Manhã, 21/02/2008)
A noite de ontem reservou para os apreciadores da observação do céu o primeiro eclipse lunar do ano, que teve início às 22h43 e término às 2h09 de hoje. De acordo com o professor de Astronomia do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cláudio Souza Martins, o ponto médio do eclipse, mais conhecido como visão total, ocorreu entre a 0h01 e 0h51, podendo ser observado a olho nu. No entanto, em Goiás houve dificuldade para se ver o fenômeno, devido ao tempo nublado. O eclipse só pode ser melhor visto nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Um eclipse como este acontece quando a lua passa pela sombra da Terra. Ainda segundo o professor, outro eclipse com a mesma intensidade que o da noite passada só se repetirá em 2015, isso porque a lua vai passar mais próxima ao centro do globo terrestre, fazendo com que seu obscurecimento seja bem maior.
O fenômeno pôde ser visualizado de forma completa em todo o País, com exceção das áreas que apresentaram nebulização intensa, como neblinas e chuvas fortes. O próximo eclipse do ano poderá ser visto em 16 de agosto.