(UFG) Exposição de fotografia retrata câncer de mama

Exposição de fotografia retrata câncer de mama (Diário da Manhã, 10/03/2008)

Mostra em cartaz no Shopping Bougainville apresenta trabalhos dos fotógrafos Cidinha Tôrres, Lenine Damacena, Dirce Vieira e Ângela Scalon

Em 2008, em Goiás, devem surgir quase três novos casos de câncer de mama por dia, em média, segundo projeção do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. E para chamar a atenção sobre a importância da prevenção dessa doença, a Clínica Aro lança a campanha Prevenção é tudo de bom, com a exposição fotográfica itinerante Toque Feminino, que levará às mulheres goianas informações sobre o assunto. Com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, o Programa de Mastologia e Liga da Mama do Hospital das Clínicas/UFG, a primeira edição, de várias que serão realizadas em 2008 e em lugares de grande freqüência do público feminino, irá marcar as comemorações da semana dedicada à mulher, no Bougainville (3º piso).
Com o tema Mulheres Fazendo o Auto-exame das Mamas, foram convidados os fotógrafos Cidinha Tôrres, Lenine Damacena, Dirce Vieira e Ângela Scalon. As fotos, em preto-e-branco, ficarão expostas até o dia 22 de março, para o público conferir a visão de cada fotógrafo sobre o assunto.
O câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, e o médico Francisco José de Faria Ramos, diretor da Clínica Aro, lembra que as formas mais eficazes para detecção precoce desse mal são o auto-exame, o exame clínico da mama e a mamografia. Segundo ele, essa campanha objetiva incentivá-las a se auto-examinarem com freqüência. Esses exames podem detectar o aparecimento de nódulo de seio no seu início, o que viabiliza o tratamento com maior sucesso.
A mostra, além de ser uma oportunidade para conferir o trabalho dos fotógrafos goianos, é também a chance de as mulheres se manterem informadas sobre os cuidados com o corpo e com a saúde.