Telas de Manoela Afonso

Telas de Manoela Afonso (Diário da Manhã, 24/03/2008)

Artista plástica reúne série de gravuras que retrata experiência em viver na Capital do Brasil

A galeria da FAV da Universidade Federal de Goiás (UFG) expõe Brasília Gravada, de Manoela Afonso. A série reúne gravuras produzidas a partir de pequenas matrizes em relevo e carimbadas repetidamente sobre a superfície do papel. A mostra fica à disposição do público em horário comercial.
As obras refletem sua vivência em Brasília como espaço urbano atípico e também uma forma de expressão de um mapa inicial da cidade com suas primeiras relações afetivas, estéticas, históricas e culturais estabelecidas com a capital. De uma forma intimista, Manoela faz uma releitura dos principais pontos da Capital do Brasil. Destaque para as telas que lembram a Catedral, um dos projetos arquitetônicos mais ousados da cidade, e os Candangos, que refaz uma escultura de Bruno Giorgio que simboliza os trabalhadores da época em que Brasília foi construída.
Manoela Afonso é licenciada em Artes Plásticas e pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná; mestranda em Cultura Visual, sob orientação do prof. dr. José César Clímaco, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).