"Matéria-prima" alia música e palestras

“Matéria-prima” alia música e palestras (Diário da Manhã, 25/03/2008)

1ª edição do festival, que vai de hoje até sábado, é aberta ao público. Na programação, debates e shows de MPB, rock e samba com alunos da UFG

De hoje a 29 de março acontece o 1º Festival Matéria-prima, evento da música que vai mostrar novos cantores e bandas de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de artistas já consagrados. O festival é uma parceria entre o selo Overture Rock e estagiários da Rádio Universitária, sob a orientação da professora Riva Kran. São quatro dias de programação, com debates sobre música e jornalismo e shows de MPB, rock e samba. Tudo com entrada gratuita.
Dois palcos vão receber os eventos do Matéria-prima: o auditório da Rádio Universitária recebe o ciclo de debates e palestras, e o Centro Cultural Martim Cererê fica com todo o agito das apresentações musicais.

programação
Os três dias de debate que abrem o festival vão discutir os temas Jornalismo Cultural, Mercado Independente e Música na Universidade, respectivamente. O último dia do festival ficou reservado para as diversas vertentes da música produzida em Goiás. A partir das 17 horas, o encontro é no palco montado no Centro Cultural Martim Cererê, com bandas como Technicolor, Lestrade, Camels, Johnny & Alfredo & Seus Neurônios Mongóis e Sapo Verde, e cantores como Diego de Moraes e Arnaldo Freire e Kaloni.
Hoje, o público vai conferir o ciclo de debates, com temas voltados para comunicação e música, com Adriana Rodrigues, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Língua Portuguesa e mestre em Letras e Lingüística pela UFG e professora efetiva da Universidade Católica de Goiás (UCG), onde leciona Jornalismo Cultural; Edson Wander, repórter do caderno Magazine, do jornal O Popular, onde publica críticas e resenhas de discos e bandas e também cobre eventos da música em Goiás; Pablo Kossa, jornalista formado pela UFG em 2002, é sócio da Fósforo Cultural, produtora responsável por diversos eventos anuais, como o TacabanoCD e o Festival Vaca Amarela, e Igor Coutinho, que escreve sobre música desde 2002 – começou no portal Cybergoiás e atualmente edita o blog Goiânia Rock.