(UFG) Mostra goiana reúne 46 filmes brasileiros
Mostra goiana reúne 46 filmes brasileiros (Diário da Manhã, 05/04/2008)
A Mostra Independente do Audiovisual Universitário (Miau) divulga lista das 46 obras selecionadas pela curadoria do festival, composta por Douglas Pinheiro e Rafael de Almeida. As produções que vão compor a mostra competitiva foram inscritas no período de 1º de fevereiro a 15 de março e são divididas em animação, documentário e ficção em curta-metragem de universitários de todo o Brasil. A primeira edição do evento genuinamente goiano está marcada para 1º a 4 de maio de 2008, no Cine Ouro.
Esta é primeira edição do evento, que conta com patrocínio da Uni-Anhangüera, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Filmes. O projeto já alcançou números surpreendentes, que superaram as expectativas dos organizadores: 170 ficções, 76 documentários e 31 animações, totalizando 277 curtas-metragens.
Foram inscritos filmes de todas as regiões do País, mas alguns Estados se destacaram pela quantidade de obras. São Paulo totalizou 72 produções, entre elas Life is coming, de Arthur Tuoto; O almoço, de Thiago Ricarte; O Cineasta, a Menina e o Homem-Sanduíche, de Daniella Saba; O retorno da lua, de Tobias Rodil, e Tempestade!, de Douglas Siqueira. O Rio de Janeiro contribui com 55 produções, entre elas Minha tia, meu primo, de Douglas Soares; Medo da eternidade, de Rafael Saar; O Brilho dos Meus Olhos, de Allan Ribeiro; Prisma, de Mikael Santiago, e Sete minutos, de Cavi Borges. O vizinho Minas Gerais também teve uma quantidade considerável de selecionados, como Ará, de Sheila Neumayr e Juliana Xavier; Crisálidas, de Fernando Mendes; Lúmen, de Wilian Salvador; Moradores do 304, de Leonardo Cata Preta, são algumas das 23 obras vindas do Estado. Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco também terão representantes.
Outro fato que surpreendeu os organizadores foi o número de inscritos para a Mostra Gato da Vez, que premia o diretor que construir a melhor trajetória autoral através de sua produção. Foram 117 curtas inscritos. O único representante goiano na Mostra Sete Vidas é a animação Marionetes, produzida por alunos de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás (UFG), com direção de Guilherme Araújo.
A Mostra Independente do Audiovisual Universitário acontecerá do dia 1º a 4 de maio no Centro Cultural Goiânia Ouro. Para o evento já estão confirmadas as presenças de José Araripe Jr., diretor do longa Esses Moços, e a gerente de operações da TV Brasil; Biah Werter, cineasta membro do coletivo de vanguarda Cinema 8ito e coordenadora do Festival do Livre Olhar de Porto Alegre-RS.