Morre Ricardo Bufáiçal, ex-reitor da UFG
Morre Ricardo Bufáiçal, ex-reitor da UFG (O Popular, 10/04/2008)
Patrícia Drummond
Morreu na manhã de ontem, vítima de enfarte fulminante, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Ricardo Freua Bufáiçal, de 62 anos. Engenheiro civil formado pela UFG, mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutor em Física Molecular pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, ele estava acompanhado da mulher, Maria Lúcia Félix de Sousa Bufáiçal, 57, quando passou mal em uma clínica radiológica, no Centro de Goiânia.
Segundo informou o filho, o advogado João Luís Félix de Sousa, 30, Ricardo Bufáiçal aguardava para fazer exames de ultrassonografia do esôfago, onde vinha sentindo dores nos últimos dias. Tinha saído de casa cedo, em jejum. Chegou a enfrentar fila, com senha, e, quando se dirigia ao balcão para ser atendido, caiu no chão, de repente.
“Meu pai chegou a ser socorrido e foi encaminhado para o Hospital dos Acidentados, na Avenida Paranaíba, mas não resistiu”, contou João Luís. “Fora essas dores no esôfago, estava tudo bem. Ele se alimentava adequadamente, não tinha problemas de colesterol e havia deixado de fumar há anos. Só estava correndo muito, resolvendo vários problemas ao mesmo tempo. Não parava. Chegou a fazer exames cardiológicos, mas nada foi detectado.”
Além de João Luís, deixa mais quatro filhos: o médico Rafael, 32; o físico Leandro, 26; a estudante de moda Maria, 21; e a vestibulanda Narayana, 19. O velório ocorre no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde será o sepultamento, hoje, às 9 horas.
Ricardo Bufáiçal foi reitor da UFG de 1990 a 1993. O atual reitor, Edward Madureira, declarou, em nota, que “a instituição perde uma personalidade querida pela comunidade universitária, que se destacou pela competência, honestidade e seriedade”.