Educação perde ex-reitor da UFG
Educação perde ex-reitor da UFG (Diário da Manhã, 10/04/2008)
O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Ricardo Freua Bufáiçal, 62 anos, morreu por volta das 10 horas de ontem vítima de enfarte fulminante. Ele faleceu no Hospital dos Acidentados, para onde foi encaminhado após ter passado mal quando realizava um exame de ultra-sonografia do estômago. O corpo do professor Ricardo Bufáiçal será sepultado hoje, às 9 horas, no Cemitério Jardim das Palmeiras, local em que está sendo velado.
O ex-reitor, que havia se aposentado da profissão, deixa mulher e cinco filhos. “O Ricardo foi uma das pessoas mais corretas que tive a oportunidade de conhecer”, diz o atual reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil. Edward conta ainda que Ricardo era um amigo, companheiro zeloso, que se dedicava às causas públicas e, atualmente, estava mais voltado às questões ambientais.
O pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade, Orlando Afonso Valle do Amaral, também lamentou a perda. “Um exemplo de conduta ética e respeito às instâncias e ao colegiado da universidade. Contribiu com muito amor e dedicação para a consolidação da UFG.”
História
Reitor da Universidade Federal de Goiás de 1990 a 1993, Ricardo Bufaiçal era graduado em Engenharia Civil, mestre e doutor em Física Molecular por uma universidade da Inglaterra. Quando reitor, priorizou as atividades acadêmicas, em especial as desenvolvidas no campo da pesquisa e da pós-graduação.
Já na área administrativa, atuou como gerente do Escritório Técnico-Administrativo da Federal, hoje, Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef-UFG). Dentre muitas obras que realizou, destacam-se a construção da biblioteca da universidade, da Faculdade de Biologia e do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). (Sheila Cavalcante)