UFG recebe programa Itaú Cultural

UFG recebe programa Itaú Cultural (Tribuna do Planalto, 25/04/2008)

A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG) a edição 2008 do projeto Rumos Música Itaú Cultural. Para a edição deste ano, foram selecionados na categoria Homenagem o músico carioca Felipe Radicetti e a dupla de gaúchos IndiviDuo. O evento tem início na quarta-feira, 29, com a realização de um debate com os artistas, que vão falar de suas experiências musicais e seus processos criativos.

O encontro contará, ainda, com a participação do músico e matemático Jônatas Manzolli, pesquisador do design sonoro de sistemas musicais interativos sob a ótica das ciências cognitivas, e do mestre em Ciência da Computação Anselmo Guerra, cujas pesquisas envolvem experimentos em síntese, análise espectral e performance musical interativa, explorando as possibilidades da interface homem-computador. O evento, chamado Música na Escola de Música, tem entrada franca.

O programa Rumos Música Itaú Cultural tem como objetivo mapear e divulgar talentos em todas as regiões do Brasil e contribuir para seu amadurecimento e articulação no cenário cultural brasileiro. Felipe Radicetti e IndiviDuo estão entre os oito selecionados na carteira Homenagem desta edição que recebeu 2.222 inscrições. Destas, foram selecionados, ainda, 50 grupos ou músicos na categoria Rumos Mapeamento, que apresentaram duas músicas compostas a partir da remixagem, modificação, adaptação ou utilização dos fonogramas.

As músicas selecionadas estão incluídas na coletânea de CDs Rumos Itaú Cultural Música, a ser lançada ainda este ano. A apresentação dos dois selecionados no Emac integra o projeto do Itaú Cultural de realizar com os músicos e grupos contemplados apresentações no Itaú Cultural ou em outros espaços culturais pelo Brasil.

Organista e compositor de formação clássica, Radicetti é criador de músicas para filmes - a exemplo de Anjos do Sol, de Rudi Lageman -, teatro e produções para comerciais. Em 2000, lançou o CD autoral Homens Partidos, que leva a sua assinatura nos arranjos, na produção musical, e na execução de todos os teclados e conta com a participação de Lô Borges, Claudio Nucci, Geraldo Azevedo e Clara Sandroni.

Atualmente, Radicetti trabalha na produção de seu terceiro álbum, Sagrado Profano. Trata-se de um ciclo de canções de MPB em que, por meio das letras e da estrutura musical, reflete as tradições e a fé religiosa afro-brasileira. Pelo trabalho Por Fuga Dórica, seu nome foi inscrito como compositor na edição de 1999 do livro Repertorium Orgelmusik 1950-1998, de Klaus Beckmann, publicado pela Editora Schott. É membro do Royal College of Organists de Londres.
 
Individuo
O guitarrista e arranjador Luciano Granja e seu parceiro musical Otávio Santos, formam a dupla IndiviDuo. O primeiro vem de uma trajetória de pesquisas com samples e música eletrônica. O segundo percorreu um caminho mais tradicional, reinterpretando clássicos da MPB ao piano. Desde a sua primeira parceria musical, em 1986, os dois apresentam as mais diversas experiências musicais, como a coleta de trilhas de diversos nomes da MPB para a realização de novas releituras e remixagens.

Pesquisador convidado de instituições como a Universidade Pompeu de Fabra, em Barcelona (Espanha), e o Instituto de Neuroinformática de Zurique (Suíça), Jônatas Manzolli comanda um time de músicos brasileiros pioneiros na fusão de música e inteligência computacional. As suas criações englobam música instrumental, eletroacústica e instalações multimídia e são precursoras no desenvolvimento de interfaces gestuais para captar movimento corporal e transformá-los em eventos sonoros.

Já o santista Anselmo Guerra mestre em Ciência da Computação na Universidade de Brasília, desde 1992, foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em San Diego/EUA no período letivo de 1995/96, como parte de seu projeto de doutorado, e concluiu sua tese na PUC-SP: Ambientes Interativos de Composição Musical Assistidos por Computador. Em 1997, tornou-se professor de Composição e Tecnologia Musical na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde é atualmente coordenador do Mestrado em Música. Criador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora da EMAC (LPqS), em 2000, é também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica.

Serviço

Música na Escola de Música
29/04, às14h30
Encontro/debate de Felipe Radicetti e IndiviDuo, sobre a experiência musical e o processo criativo de cada um, com a participação de Jonatas Manzolli.

30/04, às 09h20
Apresentação musical de Felipe Radicetti e IndiviDuo

Onde: Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiânia
Rodovia Goiânia-Nerópolis, km 12Campus Samambaia Goiânia

Entrada franca