Roteiro
Roteiro (Diário da Manhã, 04/05/2008)
Duo Anima faz recital matutino no Ouro
Como já é tradição acontecem quinzenalmente, sempre aos domingos às 11h , a série Concertos Goiânia Ouro traz hoje ao palco o projeto Duo Anima, com voz e violão de Malu Mestrinho e Rodrigo Carvalho. A coordenação-geral é da professora Gyovana Carneiro e a direção artística, de Ana Flávia Frazão. No repertório, John Dowland, W. A. Mozart, William Walton, Jayme, Waldemar Henrique Alberto Nepomuceno, H. Villa-Lobos, entre outros. Ingressos a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Este é o terceiro ano consecutivo da série e já estão agendados diferentes concertos com variadas formações de músicos locais, nacionais e internacionais para o decorrer de 2008.
O projeto Duo Anima surgiu no início de 2004, resultado de um trabalho de Mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os músicos tiveram tanta afinidade que decidiram consolidar o duo. Para isso, prepararam as Siete Canciónes Populares Españolas de Manoel de Falla, apresentado na abertura do Concurso Nacional de Violão promovido pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, em novembro de 2004. Desde então, Malu Mestrinho e Rodrigo Carvalho se dedicam à pesquisa de repertório para voz e violão na música erudita, com ênfase na música brasileira contemporânea.
Atualmente, o repertório do recital abrange desde canções da renascença até a contemporaneidade. O duo tem se apresentado em vários recitais e eventos, com grande receptividade, incluindo o programa Conversa de Músico, da TV Senado. Este ano, eles se preparam para gravar o primeiro CD, incluindo interpretações de grandes sucessos da música erudita e obras compostas e dedicadas especialmente para duo.
Malu Mestrinho, mezzo-soprano, tem uma longa e produtiva história no mundo da música. Formada em Licenciatura em Música e Bacharel em Canto, sob a orientação de Zuínglio Faustini, na Universidade de Brasília (UnB), a musicista especializou-se em interpretação lírica com Niza de Castro Tank. Concluiu pós-graduação em Execução Musical pela UnB e mais recentemente o mestrado em Performance Musical na UFG.
Uma incansável amante da música erudita que não pára de estudar e se aprimorar. Atualmente desenvolve carreira como cantora lírica, e já se apresentou com grande sucesso em recitais e concertos por todo o País. Atuou em concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, como solista, na ópera Maria Tudor, de Carlos Gomes, no papel de Giovanna.
violão
Para acompanhar uma mezzo-soprano de tal gabarito, Rodrigo Carvalho ao violão. Ele começou seus estudos no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, em 1980. Bacharelou-se em Música pela Universidade de Brasília, sob a orientação dos professores Eustáquio Grillo (Violão) e Luís Mucillo (Composição), em 1997. Participou de importantes cursos e festivais de música no Brasil, tais como os de Brasília, Londrina, Itu e Campos do Jordão.
Entre seus trabalhos gravados, participou dos CDs Lento Acalanto, do compositor Estércio Marques Cunha, e Antologia do Violão Goiano, como intérprete de composições próprias.
Como professor, ensinou em instituições particulares de Goiânia e assumiu as disciplinas Violão, Música de Câmara e Formação de Repertório, como professor substituto da Universidade Federal de Goiás (1999 e 2000).
Atualmente, é coordenador pedagógico das Oficinas de Música da UFG, onde ministra aulas de violão, apreciação musical e formação de repertório.