Nova Biblioteca à vista

Nova Biblioteca à vista (Diário da Manhã, 09/04/2008)

A Universidade Federal de Goiás iniciará em três ou quatro meses, aproximadamente, a construção do prédio que abrigará a nova Biblioteca Setorial do Campus 1, na Praça Universitária. Trata-se de uma obra grandiosa, tanto em seu aspecto físico quanto em sua importância social, econômica, acadêmica, cultural e científica.

O prédio será construído com recursos da ordem de R$ 6,7 milhões, concedidos pelo Banco do Brasil. Termo de acordo foi assinado pelo vice-presidente de Governo do BB, Maguito Vilela, durante solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra, no último dia 5 de maio, no auditório da Faculdade de Direito.

A área de 5 mil metros quadrados, terá 4 mil deles destinados à construção de um edifício de três pavimentos para a Biblioteca Setorial, e cerca de 900 metros quadrados para uma construção geminada de dois pavimentos para a instalação de uma agência do Banco do Brasil. A biblioteca terá, no pavimento térreo, um acesso pelo estacionamento da Faculdade de Educação, prioritário para serviços, apoio, depósito de material bibliográfico e duas salas para cursos de acesso à base de dados. No segundo andar haverá as entradas principais, independentes, tanto da biblioteca como do BB.

A nova biblioteca contará ainda com salas de leitura coletiva e individual, videoteca, espaço para periódicos, sala de obras raras, entre outros. Será, pois, uma construção moderna, que atenderá plenamente às demandas geradas pela universidade, prevista no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O projeto da UFG para o Reuni prevê a criação de 29 novos cursos, além de novas turmas e novas vagas nos cursos já existentes. Para o ano que vem, criaremos 2,4 mil novas vagas no processo seletivo da UFG.

Durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental, Maguito Vilela disse estar extremamente honrado em participar do ato, resultado da primeira liberação de recursos assinada por ele depois de assumir o cargo de vice-presidente de Governo do Banco do Brasil. Declarou que o BB tem muito interesse em investir em educação, cultura e esportes. Adiantou, ainda, que já está em andamento outro projeto em parceria com o banco para a construção do Hospital Veterinário da UFG, no Campus de Jataí. Também participou do evento o superintendente regional de Varejo, Rui Saturnino, representando o superintendente estadual do Banco do Brasil.

A secretária de Estado da Educação, Milca Severino, também compareceu à solenidade, representando o governador Alcides Rodrigues. A ex-reitora da UFG destacou o empreendedorismo da atual equipe administrativa da universidade e ressaltou a importância das parcerias mantidas com o Banco do Brasil, que tem priorizado grandes projetos nas áreas de educação e cultura.

A nova biblioteca solucionará, efetivamente, um problema de espaço na agência do Campus 1 do Banco do Brasil e ainda atenderá à demanda dos cursos da existentes no Setor Universitário.

O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) é composto por cinco unidades, uma central e quatro setoriais: a Biblioteca Central (Campus 2 – Samambaia), a Biblioteca Setorial do Campus 1 – Colemar Natal e Silva, a Biblioteca Setorial do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (Cepae), a Biblioteca Setorial do Campus de Jataí e a Biblioteca Setorial do Campus de Catalão. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Sibi/UFG reúne cerca de 150 mil volumes de livros e mais de 1.900 fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses.

As Bibliotecas Central e Setorial do Campus 1 estão totalmente informatizadas. Os usuários cadastrados podem usar alguns serviços on-line, como reserva e renovação de livros. O sistema participa do Portal Capes, que disponibiliza mais de 10 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos.

Trata-se, em suma, de uma obra sintonizada com o crescimento da UFG. Certamente, muito contribuirá para viabilizar sua missão institucional: alicerçar o desenvolvimento intelectual e econômico da região Centro-Oeste. Além do mais, irá fortalecer, substancialmente, a visão estabelecida pelo Sistema de Bibliotecas da UFG, que é ser um centro de referência de informação local, nacional e internacional, com qualidade, rapidez e eficiência no atendimento, acompanhando as novas tecnologias de informação e as transformações sociais.

Prof. Edward Madureira Brasil é reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG)