A imprensa brasileira em debate
A imprensa brasileira em debate (Tribuna do Planalto, 10/05/2008)
João Camargo Neto
Para comemorar os 200 anos da imprensa brasileira e os 40 anos da habilitação em jornalismo do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) promove de segunda-feira, 12, a sexta-feira, 16, o seminário "Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias". A programação é extensa e abrange mesas-redondas, mostras de filmes, conferências, mini-cursos, debates e oficinas (veja a programação abaixo).
As atividades abordarão os sub-temas Jornalismo Ambiental, Jornalismo Literário, Novas Tecnologias e Democratização da Comunicação. A radialista, mestre em Educação e professora de História da Imprensa na Facomb, Rosana Borges, explica a escolha do principal eixo temático. Segundo ela, o grande desafio da sociedade continua sendo o acesso democrático à imprensa. "As novas tecnologias da comunicação entram em cena para propor uma abordagem sob esse prisma", sublinha. Rosana conta, ainda, que os temas específicos foram escolhidos pelos alunos, que notam deficiência de formação e mercadológica nas áreas propostas.
Para Rosana, o perfil do curso de Jornalismo da UFG mudou muito desde a sua criação, há 40 anos. "Hoje, o jornalista tem outra dinâmica, não só pela imposição do mercado, que se reconfigura, como fruto do próprio amadurecimento, no que se refere à formação profissional, que tem a perspectiva de fornecer instrumentos de análise crítica e teórica e dar condições técnicas e práticas das diversas áreas de atuação", defende. Rosana Borges acredita que o fato de o futuro jornalista ingressar mais cedo no ensino superior já é um fator que implica em outro modelo de ensino. "O currículo amadureceu porque os discentes estão chegando à academia diferentes. Eles trazem uma série de informações às quais era mais difícil se ter acesso. Eles dominam a internet. Vão para a aula já tendo lido o Currículo Lattes do docente", destaca.
Para ela, a prova desse amadurecimento estudantil é a organização do evento, que ficou toda a cargo dos alunos sob a sua orientação. Os laboratoristas do projeto Magnífica Mundi e os estudantes da disciplina de História da Imprensa escolheram e contataram os palestrantes.
No período matutino, as discussões ocorrerão no Cine-UFG, na Faculdade de Letras, ao lado da Facomb. À tarde, as oficinas e mini-cursos serão ministrados na própria Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia. A participação é aberta a qualquer interessado e não custa nada.
Saiba mais
O projeto Magnífica Mundi (www.fic.ufg.br/magnifica), que completa oito anos em maio, é composto por TV via internet, rádio via internet (em fase de implantação) e uma rádio comunitária (no momento sob intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O complexo situa-se na Faculdade de Comunicação e Bibioteconomia (Facomb), no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com parcerias com movimentos sociais, associações de moradores, universidades e escolas públicas, o projeto busca uma outra vertente de comunicação, com forte apelo popular e significado no imaginário coletivo.
Programação
Segunda-feira (12/05)
* 8 horas: Abertura Solene
Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
* 8h30: Café da manhã
Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
* 9 horas: Conferência de abertura - 200 anos de implantação da imprensa no Brasil: Perspectivas históricas e novos cenários. Conferencista: Prof. Dr. Sérgio Mattos (UFBA)
Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
Terça-feira (13/05)
* 8 horas: Apresentação do Portal de Notícias da Facomb pela professora Angelita Lima
* 8 horas: Mesa redonda - Jornalismo Literário Debatedores: Prof. Dr. Felipe Pena (UFF)
Prof. Dr. Goiamérico Felício (Facomb-UFG) Prof. Msc. Angelita Lima (Facomb-UFG)
Jornalista Rodrigo Alves (Jornal O Popular) Mediadora: Ana Lúcia Nunes (Acadêmica do curso de Jornalismo - UFG) Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
Quarta-feira (14/05)
* 8 horas: Mesa redonda - As novas tecnologias e a democratização da informação
Debatedores: Henrique Parra (Pesquisador da Unicamp) Prof. Nilton José dos Reis Rocha (Facomb - UFG) Prof.ª Dr.ª Suely Aquino (Facomb - UFG) Prof.ª Dr..ª Patrícia Saldanha (Universidade Estácio de Sá/UFRJ - LECC) Virgílio Alencar (Pontão de Cultura República do Cerrado) Renato Cirino (Magnífica Mundi) Mediadora: Katiéllen Bonfanti (Acadêmica do curso de Jornalismo - UFG) Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
* 14 horas: Discussão sobre Publicidade Comunitária com a Prof.ª Dr.ª Patrícia Saldanha (Universidade Estácio de Sá/UFRJ - LECC)
Quinta-feira (15/05)
* 8 horas: Mesa redonda - História da Imprensa em Goiás Debatedores: Prof.ª Msc. Rosana Borges (Facomb - UFG) Jornalista Luiz Spada (Jornal O Popular) Jornalista Reynaldo Rocha (Televisão Brasil Central e Jornal O Clique) Jornalista Roberto Nunes (Rádio Universitária - UFG) Mediadora: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Rocha Temer (Facomb - UFG) Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
Sexta-feira (16/05)
* 8 horas: Mesa redonda - Jornalismo Ambiental Debatedores: Jornalista Washington Novaes Prof.ª Msc.ª Lisbeth Oliveira (Facomb - UFG) Mediadora: Lorena Rodrigues (Acadêmica do curso de Jornalismo - UFG) Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
* 10 horas: Mesa redonda - Gêneros Jornalísticos e Jornalismo Político Debatedores: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Rocha Temer (Facomb - UFG) Prof. Dr. Luiz Signates (Facomb - UFG)
Mediadora: Maiara Dourado (Acadêmica do curso de Jornalismo - UFG) Local: Cine UFG - Faculdade de Letras
Oficinas e mini-cursos:
* Trasmissão
Data: 13 e 14/05 (terça-feira e quarta-feira)
Horário: 14h às 17h Oficineiros: Ícaro Batista e Pedro Ivo Freire (Facomb)
*Animação Data: 15 e 16/05 (quinta-feira e sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineiro: Dustan Oeven (Facomb)
Material: massa de modelar (caixa com 12, marca Acrillex)
*Fotografia Digital
Data: 12, 13, 14 e 15/05 (segunda-feira a quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineira: Maria Cardoso (UEG)
Material: máquinas digitais compactas ou não
*Produção Audiovisual em mídias portáteis
Data: 13, 14 e 15/05 (terça-feira a quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineiros: Erasmo Alcântara e Joelma Paes (Fractal Filmes)
Material: Celulares com câmera
*Estilo e Gravura
Data: 13 e 15/05 (terça-feira e quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineira: Alice Nascimento (Faculdade de Artes Visuais - UFG)
Material: três borrachas escolares retangulares comuns ou bandejas de isopor; folhas de papel para desenho artístico (canson e cartolina); uma ou mais tintas a escolher
(tinta para carimbo, nanquim, xadrez, pincel atômico, guache ou acrílica); pincel ou rolo para pintura; um estilete.
* Cultura, Hegemonias e Mobilização Popular
Data: 12/05 (segunda-feira)
Horário: 14h às 18h
Oficineira: Riva Kran (Facomb)
*Técnica de rádio
Data: 13 e 15/05 (terça-feira e
quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineiro: Centro de Mídia Independente - CMI
* Roteiro
Data: 13/05 (terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Ministrante: Tatiana Carilly (Facomb)
*Produção Audiovisual
Data: 13/05 e 15/05 (terça-feira e quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Oficineiras: Lorena Soares e Gabriela Marques (Facomb)
Cinema
Mostra traz a obra de McLaren, o mestre da animação
Um dos grandes nomes do cinema de animação mundial, o canadense Norman McLaren ganha retrospectiva no Cine Cultura, entre a terça-feira, 13, e a quinta-feira, 15. Fundador do Departamento de Animação do National Film Board of Canadá - órgão tradicional no estudo e prática da animação - os trabalhos de McLaren (1914-1987) influenciaram cineastas no mundo todo. De um talento extraordinário e profundas raízes humanistas, seus filmes revelam um artista complexo em busca de novas possibilidades técnicas e estilos.
Mestre do "filme direto" - ao desenhar e riscar no celulóide, criando sons sintéticos ao desenhar sobre pistas ópticas sonoras, foi pioneiro da pixilation, técnica na qual atores e objetos são filmados quadro a quadro e transformados "em marionetes". Com a técnica, ganhou o Oscar em 1953 pelo curta Vizinhos. Foi pioneiro também na "música visual", explorando novas maneiras para criar representações visuais da música, no exercício da investigação do movimento puro.
Para inteirar os espectadores sobre a importância do artista, a mostra será aberta com a exibição do documentário Clássicos de McLaren, com seus Colaboradores e a realização de duas palestras na segunda-feira, 12: uma com a presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses, a jornalista Rosa Berardo; e outra do profissional de animação Paulo Caetano, autor, entre outros, do curta A Lenda da Árvore Sagrada, que faturou o prêmio de melhor produção goiana da primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
A mostra que chega a Goiânia é composta por nove programas - Início, A arte do Movimento, Guerra e Paz, Pintando com Luz, Surrealismo, O Animador como Músico, Dança, Técnica de Papel Cortado, O processo Criativo -, com duração média de 70 minutos cada, reúne obras que revelam diferentes recortes técnicos e temáticos do cineasta.
Serviço
* Evento: Mostra
Retrospectiva Norman McLaren
* Dias: 12 a 15 de maio
* Horário: 18h30
* Local: Cine Cultura
* Entrada Franca