Interação pela tecnologia

Interação pela tecnologia (Diário da Manhã, 12/05/2008)

“Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça.” Em tempos em que o assunto central são as novas tecnologias, a máxima de Gláuber Rocha parece mais atual que nunca. Pensando nisso, de 12 a 16 de maio, a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – Facomb/UFG – promove debates variados sobre temas que envolvem o fazer comunicação. Com o nome Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias, o evento lembra os 200 anos de imprensa no Brasil e os 40 anos do curso de Jornalismo da universidade, além de debater as novas tecnologias e as possibilidades que elas oferecem.

A abertura será hoje (segunda-feira), com a presença do professor Sérgio Mattos, da Universidade Federal da Bahia, em conferência sobre os 200 anos de implantação da imprensa no Brasil. No decorrer da semana, serão discutidos temas como Jornalismo Literário, Novas Tecnologias e a Democratização da Comunicação, História da Imprensa em Goiás e Jornalismo Ambiental.

A semana de reflexão foi fruto da união dos alunos do projeto de extensão Magnífica Mundi, da Facomb, com a professora Rosana Borges e a coordenação do curso de Jornalismo. Rosana, que coordena o evento, ministra, neste semestre, a disciplina História da Imprensa e teve a idéia de fazer algo que lembrasse os 200 anos de história da imprensa no Brasil e que ao mesmo tempo proporcionasse aos alunos momentos de reflexão sobre a futura profissão. “É de grande importância debater a comunicação que se faz, porque ela é o reflexo da nossa sociedade”, explica a professora.

Enquanto ela amadurecia sua idéia, os alunos envolvidos no projeto Magnífica Mundi também pensavam em uma semana que tivesse o debate de temas pertinentes ao estudo de comunicação e ao mesmo tempo falasse sobre seu papel social. “A idéia surgiu da necessidade de colocar em pauta algumas discussões novas na faculdade, a exemplo da publicidade comunitária ou as novas tecnologias e suas relações com o jornalismo”, conta a estudante Lorena Gonçalves, membro da Magnífica.

“A semana não traz só uma discussão para dentro da faculdade, mas
também perspectivas novas de trabalho na área”, esclarece a estudante.
As oficinas promovidas no evento fazem um contato entre os alunos de Comunicação e de outros cursos e membros da comunidade em geral com as novas perspectivas práticas do processo comunicativo.
Outros professores da Facomb (incluindo os coordenadores dos cursos)
abraçaram a idéia. A comunicação, e não só o jornalismo, está sofrendo
uma revolução, segundo a professora, e é preciso entender isso: “As
novas tecnologias mudam a forma de comunicação na sociedade e
possibilitam a democratização. Todos agora podem emitir e não apenas receber, e o comunicador precisa estar atento e compreender essas novas relações e possibilidades”, explica.

O evento foi todo organizado por estudantes. “Tivemos algumas dificuldades no início, por se tratar da primeira semana que organizamos, mas com o tempo as coisas foram se resolvendo. Um planejamento detalhado, e a criação de uma identidade própria do evento, foi dando conta de deixar as metas mais claras”, conta Lorena Gonçalves. Também houve dificuldades com ausência de verba. A Facomb ajudou com as passagens dos palestrantes, e o grupo conseguiu apoio de algumas instituições e pequenas empresas, mas ainda assim operaram no vermelho.

Evento: Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias

Semana Magnífica Mundi, 200 anos de imprensa no Brasil.

40 anos do curso de Jornalismo FACOMB/UFG.

Data: 12 a 16 de maio

Local: Facomb - UFG, Cine UFG (Faculdade de Letras).


Mais informações e inscrições: www.fic.ufg.br/magnifica