Perro Loco dá largada para edição de 2008

Perro Loco dá largada para edição de 2008 (Diário da Manhã, 21/05/2008)

Acontece hoje em Goiânia, o lançamento oficial da segunda edição de Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, a partir das 19h30. O evento tem o objetivo de apresentar ao público a nova identidade visual do festival e o regulamento para a mostra competitiva da edição 2008, que acontece de 4 a 9 de novembro no Campus Samambaia.

O lançamento marca também a abertura do período de inscrições para a mostra competitiva, até 19 de julho. Mantendo o foco experimental e essencialmente universitário, as obras inscritas no festival devem ser produções de estudantes matriculados em instituições de ensino superior de qualquer local da América Latina. Poderão inscrever obras em qualquer formato, com duração máxima de 30 minutos. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.perroloco.com.br, a partir de hoje. A Comissão de Seleção, indicada ou composta por organizadores do 2° Perro Loco, vai selecionar as obras que concorrerão na Mostra Competitiva Universitária. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto. Os filmes classificados concorrerão a oito categorias: domínio de linguagem, experimentação de linguagem, expressão cultural, melhor documentário, melhor ficção, melhor animação, voto popular e prêmios especiais do júri.

O Perro Loco é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás que busca abrir espaço para jovens cineastas latinos, promover maior interação entre os países da América Latina e discutir a cinematografia. Além da exibição de filmes, a programação contará com oficinas, minicursos e atrações culturais. Até lá, a organização vai promover eventos para a comunidade para reflexão sobre cinema, cultura e a América Latina.

Algumas novidades devem incrementar a festa de lançamento do 2° Perro Loco, que acontece hoje e amanhã. O evento conta com a exposição fotográfica Perspectivas culturais: um enquadramento humano, a exibição de um curta-metragem sobre o festival e a apresentação da Oficina de Choro do Centro Educacional Basileu França, coordenada pelo professor José Reis de Geus.

Festa

Além da cerimônia de hoje, os organizadores prepararam a festa Puland’o Corguim, que acontece no Egg Music amanhã, a partir das 21h30. A festa tem como atrações o duo Mistura e Manda e a banda Sapo Verde. Para participar, o ingresso custa R$ 10.

O duo Mistura e Manda é formado pelos músicos Arnaldo Freire e Kaloni e esbanja variedade de ritmos e estilos com influências de Cartola, Noel Rosa e Pixinguinha. O duo traz um repertório de MPB, jazz e clássicos do pop rock.

O rock-’n’-roll fica por conta da banda Sapo Verde. Formada pelo guitarrista André Hiromi, pelos vocalistas Rodrigo Invernizzi e Gustavo Martins, pelo tecladista Kunihi Suga e pelo baterista Caio Henrique, a banda apresenta as raízes do rock e da música negra norte-americana e brasileira.