Universidade para a comunidade
Universidade para a comunidade (Tribuna do Planalto, 23/05/2008)
As alterações climáticas e a proliferação de doenças tropicais, como a dengue e a febre amarela, serão alguns assuntos debatidos na 4ª Mostra Milton Santos, que será realizada de 27 a 29 de maio pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg). Este ano, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) são parceiras da entidade na organização do evento.
A "Ciência e a Tecnologia a Serviço da Sociedade: Saúde Pública e Ambiente" será o foco principal desta edição, que busca aproximar a população das pesquisas científicas ligadas à área da saúde. A iniciativa ocorre a cada dois anos e é aberta à comunidade. As atividades serão realizadas no Campus 1 e 2 da UFG e no Circo Lahetô, no Jardim Goiás.
O nome da mostra foi escolhido em homenagem ao pensamento do intelectual negro Milton Santos, falecido em maio de 2001. Na abertura desta edição, dia 27, às 9 horas, no auditório do ICB 1 (Campus 2 da UFG), o biomédico e microbiologista Roberto Martins Figueiredo, conhecido como o "Doutor Bactéria" do Fantástico (Rede Globo), vai proferir a conferência "Novas Tendências no Controle Higiênico dos Alimentos".
Entre os assuntos abordados pelo especialista estão as novas bactérias – que até então não existiam –, as diferenças entre microrganismos deteriorantes e patogênicos, e erros rotineiros que podem causar doenças por meio da alimentação. "Para falar sobre saúde teremos diversos tipos de atividades, como teatro sobre a dengue, oficinas de reciclagem e palestras", afirma a professora Estelamaris Monego, uma das organizadoras da 4ª Mostra Milton Santos.
A escola na universidade
Desde a segunda edição da mostra, o projeto "A UFG para a Escola" faz parte do evento. Nele, alunos de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino participam de oficinas preparadas por professores de diversos institutos da universidade. "Isso permite às crianças e aos jovens algumas vivências com grupos de pesquisa através de atividades didáticas diferentes de palestras", explica a professora Estelamaris, que também é uma das coordenadoras do projeto. A seleção das escolas que participam desta iniciativa é feita pelas secretarias municipal e estadual de Educação. As atividades, que acontecem de manhã e à tarde nos dias 27 e 28, duram uma hora e meia e recebem cerca de 1.600 estudantes. Dentro da mostra há também um espaço na programação chamado "UFG na Sociedade". Nesta edição, o projeto "Circo, Arte e Cidadania", do Circo Lahetô, que fica no Parque da Criança, incluirá palestras sobre Educação ambiental, Educação sexual e oficinas comandadas por docentes da UFG.
Atividades diversas|
A mostra multicultural Milton Santos tem atividades para vários públicos. A programação inclui desde oficina com técnicas de miçangas até conferência sobre projeto turístico para o Córrego João Leite. A exposição fotográfica "Faunaco – Fauna do Centro-Oeste", organizada pela professora Maria Nazaré Stevaux, poderá ser prestigiada no pátio entre o ICB e o IESA. No último dia da mostra, 29, será exibido o documentário "Encontro com Milton Santos", às 9 horas, no Cinema da Faculdade de Letras, no Campus 2. Em seguida, haverá um debate com o cineasta Sílvio Tendler e com o professor Romualdo Pessoa Campos Filho. Para conferir o horário das atividades disponíveis, bem como a programação completa do evento, os interessados podem acessar o site: www.adufg.org.br.