Jornalistas são homenageados
Jornalistas são homenageados (Diário da Manhã, 27/05/2008)
Vinte e três profissionais de comunicação receberam na noite de ontem
homenagem da Assembléia Legislativa de Goiás pelo trabalho exercido ao longo de suas carreiras no Estado. Medalhas e placas foram entregues aos jornalistas como símbolos do reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade goiana, no ano em que o País comemora 200 anos da imprensa nacional, 100 da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e 40 do primeiro curso de Jornalismo do Estado, formado pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em momento de lembranças, Ivan Mendonça, editor do Fio Direto, recorda que iniciou sua carreira no semanário Cinco de Março, em 1978, passando por várias rádios goianas e impressos como O Popular e Folha de S. Paulo. É uma conquista que faz justiça a quem está na estrada há muito tempo. Eu comecei com alguns jornalistas, e hoje trabalho com os filhos desses jornalistas. Pelo menos em 30 desses 200 anos de imprensa eu já estou na estrada.
Na estrada há 45 anos, o articulista do DM e apresentador do Roda de Entrevista (TV Brasil Central) Reynaldo Rocha aproxima a homenagem da valorização do profissional de imprensa. Homenagens como essa valorizam nosso trabalho, que é um ofício penoso, e reconhece a importância da imprensa pra democracia brasileira. Para Jayro Rodrigues, assessor de imprensa do governador Alcides Rodrigues (PP), e também arti-culista do DM, a iniciativa dignifica seus 42 anos de carreira: É uma demonstração do respeito que o Poder Legislativo tem para com a imprensa, e do trabalho que nós, jornalistas, fazemos em prol da sociedade.
Se a casa do povo, chamada Assembléia Legislativa, presta essa homenagem ao jornalista, nós, que trabalhamos para a sociedade, ficamos muito honrados. É um reconhecimento de aprendizado, mas que mostra que ainda há muito a aprender pela frente, comenta Cassim Zaidem, jornalista há 38 anos e hoje apresentador do telejornal 12ª Hora (TBC). Ex-editora do DM, e hoje do Jornal Hoje, Sueli Arantes relembra o início da carreira: Toda a minha trajetória, eu vivi no Diário da Manhã; então, são 23 anos de muito orgulho por ter me formado na escola do Batista Custódio.
Um dos homenageados, o apresentador do Jornal do Meio-Dia, Jordevá Rosa, afirma que estenderá o reconhecimento à equipe televisiva. A homenagem individual se transfere para a equipe, pois só com o esforço de cada um é que se tem a informação com qualidade. É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento do trabalho realizado.
O evento foi proposto pelo deputado Júlio da Retífica (PSDB), no qual estiveram presentes o vice-governador, Ademir Menezes (PR), e Virmondes Cruvinel (PSDC), representando a Câmara Municial.