UFG abre portas às escolas públicas
UFG abre portas às escolas públicas (Jornal Hoje, 28/05/2008)
Liana Aguiar
Layane Ketlen Peixoto Onofre, 14, aluna do 8º ano da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, foi jurada em um julgamento na manhã de ontem. Ela e outros seis colegas participaram do Júri Simulado, uma das atividades promovidas pelo programa “UFG para a Escola”. Professores e universitários do curso Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) reproduziram o julgamento baseado no assassinato da atriz Daniela Perez, há 15 anos. O Júri Simulado foi uma das 17 oficinas oferecidas para estudantes de 5ª a 8ª série da rede pública de ensino, durante a 4ª Mostra Multicultural Milton Santos, que segue até amanhã no Campus 2 – Samambaia.
Paulo Fernando Chadú, professor do curso de Direito, observa que atividades como essa do Júri Simulado são importantes para debater com as crianças os valores que regem a sociedade e aproximá-los da universidade. “Participar como jurada foi muito importante e educativo”, comentou Layane.
Rafael Ferreira Carvalho, 13, aluno da 8ª série da Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira, do bairro Dom Fernando, estava concentrado na oficina “O Mundo Microscópico”. Aprendeu sobre a vida de bactérias, fungos e como a água e os alimentos podem ser contaminados.
O programa “UFG para a Escola” terá a participação de 1.510 alunos de 12 a 15 anos de 30 escolas das redes estadual e municipal de ensino. “O objetivo é democratizar o conhecimento. Essas crianças aprendem de forma lúdica”, comenta a professora Estelamares Monego, da Faculdade de Nutrição, uma das coordenadoras do projeto.
As 17 oficinas abordam diversas áreas do conhecimento, exatas, humanas e biológicas. “Queremos colaborar com divulgação do conhecimento de forma simples. É papel social da universidade popularizar a ciência”, ressalta o coordenador Leandro Gonçalves Oliveira, professor do Instituto de Ciências Biológicas. Segundo ele, um dos projetos agora é estender as atividades para alunos da rede pública de cidades do interior e também para rede particular de ensino.