Roteiro

Roteiro (Diário da Manhã, 09/06/2008)

Exposição relâmpago com Bené Fonteles

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) inaugura hoje a exposição relâmpago com obras do artista paraense Bené Fonteles. A rápida apresentação do artista fica exposta até 11 de junho. A mostra integra as atividades do I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás e FAV. Durante a abertura, que começa às 11h, acontece também o lançamento do livro Cozinheiro do Tempo. Nesta obra, Bené apresenta sua produção de arte durante uma trajetória de três décadas. Também traz ensaios fotográficos e textos críticos sobre sua produção feitos por vários autores.
Na ocasião da exposição, Bené Fonteles realizará encontros informais na galeria para falar de sua obra e de seu envolvimento com educação e cidadania através da arte. Assuntos pertinentes em sua produção e comprometimento com a arte.
O artista, que reside em Brasília há alguns anos, é um dos defensores do Cerrado, da memória e tem incansável presença na defesa da cidadania e educação no Centro-Oeste.
Bené Fonteles, que é editor de arte e poeta, começou a desenvolver suas obras misturando a tecnologia com o artesanal e se dedicou à xerografia, com utilização de fotografias e recortes de jornais e revistas para compor seus trabalhos.
Trabalhou também com vídeos, slides, elementos da natureza, como pedras, penas, artefatos indígenas, areia. Começou a expor em 1971, participando de inúmeras exposições coletivas e individuais. Preocupado com a discriminação e a falta de espaços culturais para a população nordestina de São Paulo, levou para o Viaduto do Chá, em junho de 1986, um pouco de sua exposição “Antes arte do que tarde”.