Entre a teoria e a prática
Entre a teoria e a prática (Tribuna do Planalto, 13/06/2008)
Eugênio Barba, do grupo dinamarquês Odin Teatret, vem a Goiânia falar sobre as "antropologias" do ator
João Camargo Neto
O Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual mudou de nome. Não, não. Na verdade, só esticou. Na quarta edição, o evento ganha o prefixo "Encontro de Atores e Criadores". Os organizadores, frutos da primeira leva de graduados em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2004, dão o motivo. "Percebemos que o bom mesmo é podermos repartir, trocar experiências, aquele lance bem goiano de tomar um café com pão de queijo ou comer um bom arroz com pequi juntos", assinam Nando Rocha e Pablo Angelino no material de divulgação. Não é apenas o nome que muda. Pablo conta que o formato do projeto também começa a sofrer alterações em 2008. "Atores criadores: é justamente este o ponto central de nossas buscas artísticas."
Só quem estiver de férias conseguirá acompanhar toda a programação do Encontro de Atores Criadores. Talvez nem assim. Muita teoria, muitos debates, muitas discussões, alguns workshops, alguns cabarés (ambiente descontraído de café-teatro) e, claro, muitos espetáculos. Na programação oficial, é possível contar 12 peças divididas entre a Mostra Corpo Ritual – O ator e suas Antropologias e a Mostra Corpo Cômico em Ação Mímica – Palhaço e Poesia.
Um dos objetivos que norteiam o festival é justamente o intercâmbio. Passar e receber experiência. A lista sofisticada de participantes justifica o intuito. Como um dos motes do intercâmbio é a pesquisa, o dinamarquês Eugênio Barba, do grupo Odin Teatret, falará sobre "O ator e suas antropologias". Não há mais vagas para os workshops.
A temática circo – leia-se palhaço, ou, se preferir, clown – tem ganhado campo em Goiânia. Em março, o Festival Palhaçada, dedicado ao gênero, arrebatou platéia numerosa na vasta programação que compôs a grade. Agora, durante cinco dias, o palhaço lo hermano Chacovacci e o espanhol Pepe Nuñes vêm da Argentina e da Espanha, respectivamente, para oferecer o curso "Intensivão de Palhaço, Corpo Cômico em Ação".
Além dos espetáculos, os interessados pelas artes cênicas podem participar dos debates, chamados pela organização de atividades formativas. Os fóruns sobre teatro físico se dividem em duas categorias: "O ator e suas antropologias" e "O corpo cômico em ação". As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.teatrovirtual.com.br.
É a oportunidade para trocar experiência com referências como Eugênio Barba, Júlia Varley e Iben Nagel Rasmussen, o dinamarquês Odin Teatret; Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto, o goianiense Zabriskie; Ésio Magalhães (palhaço Zabobrim), Udi Grudi, Chacovacci (Argentina) e Pepe Nuñes (Espanha). Estas apresentações são limitadas a 200 espectadores portadores do Passaporte VIP.
A quarta edição do Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual homenageia o grupo de teatro goiano que, nas palavras de Nando e Pablo, mais representa a luta pela sobrevivência artística em Goiás. As cortinas são abertas e os 15 anos do Zabriskie Teatro são o foco do Encontro de Atores e Criadores, um evento além-mar (lembrando: Argentina, Dinamarca e Espanha estarão presentes) organizado pelos pioneiros do teatro profissional no Estado. A atual formação do Zabriskie é composta por Alexandra Augusto, Ana Cristina Evangelista, Ciça Ribeiro, Natasha Witkowski e Roberta Rox. O grupo, além das apresentações, oferece cursos de teatro para crianças, jovens e adultos.
Quem comparecer à abertura, na quarta-feira, 18, participará do coquetel de lançamento oficial do evento, da homenagem ao Zabriskie e assistirá ao espetáculo "O dia em que Júpiter encontrou Saturno". A montagem foi feita pelo grupo goiano Coral Ciranda de Arte, coordenado por Luz Merina Alcântara e dirigido por Rodrigo Jubé.
O elenco promete levar o público às reflexões sobre solidão, busca, encontro, amor, perda, saudade e, por fim, a redescoberta do amor. O coral é integrado por professores do projeto Música na Escola, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação (SES).
Nando Rocha e Pablo Angelino, os organizadores e integrantes do Grupo Teatro Ritual, criado em 1996, assinam a criação e atuam em "Travessia – Parte II: De tão longe venho vindo". Para conceber o espetáculo, a dupla passou uma temporada em Gottinguen, na Alemanha, em fevereiro deste ano. Lá, trabalharam com Tadashi Endo, especialista em butoh, a dança típica japonesa. O espetáculo pesquisa os processos de formação da identidade cultural, com inspiração nas teorias e relatos antropológicos.
Programação
Encontro de Atores Criadores - IV Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual
Mostra Corpo Ritual - O ator e suas antropologias Espetáculos
Dia 18, quarta-feira às 20 horas no Teatro Marista
Abertura do evento e homenagem aos 15 anos do Zabriskie Teatro
às 21 horas
O dia que Júpiter encontrou Saturno (Coral Cênico Ciranda da Arte)
Dia 19, quinta-feira às 21 horas, no Galpão da Universidade Federal de Goiás
Bodas (Grupo Cabeça de Vaca)
Dia 20, sexta-feira, às 21 horas no Teatro Marista
A donzela guerreira (Grupo Mundo Rodá)
Dia 21, sábado, às 21 horas, no Teatro Goiânia Ouro
Travessia - Parte II: De tão longe venho vindo (Grupo Teatro Ritual)
Dia 22, domingo, às 20 horas, no Teatro Goiânia Ouro
Negro de estimação (Kleber Lourenço - Pernambuco)
Dia 25, quarta-feira, às 21 horas, no Teatro Goiânia Ouro
O marinheiro (Grupo Zabriskie Teatro)
Mostra Corpo Cômico em Ação - Mímica, Palhaço e Poesia
Dias 22 e 29 (domingos), às 17 horas no Zabriskie Teatro
Segredos (Zabriskie Teatro)
Dia 26, quinta-feira, às 21 horas, na Tenda Lahetô, no Goiânia Ouro
Circo, magia e estripulias (Circo Lahetô)
Dia 27, sexta-feira, às 20 horas, na Tenda Lahetô, no Goiânia Ouro
O circo do só eu (Grupo Barracão Teatro, de São Paulo)
Às 21 horas, no Teatro Goiânia Ouro
Fulano & Sicrano (Centro Teatral e Etc. e Tal, do Rio de Janeiro)
Dia 28, sábado, às 20 horas, no Goiânia Ouro
O cano (Grupo Circo do Udi Grudi, do Distrito Federal)
Às 21h30, na Tenda Lahetô, no Goiânia Ouro
Cuidado, um palhaço ruim pode arruinar sua vida (Palhaço Chacovacci, da Argentina)
Cabarés
Dia 21, sábado, a partir das 23h30, no Café do Goiânia Ouro
Cabaré da Meia Noite I
Festival de cenas curtas da Federação de Teatro de Goiás, com Renata Caetano e Adriana Brito
Dia 28, sábado, a partir das 23h30, no Café do Goiânia Ouro
Cabaré da Meia Noite II
Festival de Poesias Encenadas da Federação de Teatro de Goiás, com Ana Banana e Juca Mole, do Zabriskie Teatro