Compêndio de arte goiana
Compêndio de arte goiana (Diário da Manhã, 17/06/2008)
Alysson Assunção
Que o Brasil é um País rico de artistas talentosos, isso ninguém discute. Entretanto, muitas vezes as condições sociais refletem em falta de incentivo para a produção de arte, assim como para sua divulgação e catalogação. Dentro desse contexto, o lançamento do livro Galeria da FAV: Percurso e Reflexões – hoje, às 10h, na galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – é um avanço no contexto da arte goiana. A obra, organizada pela designer Carla de Abreu, não deve nada aos livros de arte publicados pelo eixo Rio-São Paulo.
Com capa dura, 120 páginas, 25 reproduções coloridas, com CD-ROM encartado e com tiragem de três mil exemplares, a publicação teve patrocínio do Programa Petrobras Cultural, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. “Para a ocasião do lançamento do livro, será apresentada a mostra Hodiernos, com curadoria de Carlos Sena e curadoria assistente de Carla de Abreu. A exposição, que exibe um recorte na coleção Hodiernos, com obras em desenho, pintura, objeto e fotografia, ficará em cartaz até o dia 30 de junho.
Incentivo
O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural na área de “Formação, educação para as artes: materiais e documentação”. A Petrobras é a empresa que mais investe na área da cultura em território brasileiro. Segundo a coordenadora da linha de “Formação, educação para as artes: materiais e documentação”, o Programa Petrobras Cultural é uma novidade dessa edição e integra a arte e a cultura à educação, expandindo as possibilidades de produção, recepção e circulação da arte e de outros produtos culturais.