Jovens se destacam
Jovens se destacam (Diário da Manhã, 19/06/2008)
Os jovens leitores ganham destaque na pesquisa. O público entre 11 e 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano. De 5 a 10 anos, lêem 6,9 e de 14 a 21 anos o volume é de 6,6 livros por ano. Essa média sobe entre os que possuem maior escolaridade. Entre aqueles que possuem formação superior, ela é de 8,3 livros por ano. Entre este público, as leituras se dividem entre os livros didáticos – requisitados pelos colégios e faculdades – e os livros de literatura, que são lidos por prazer.
É o caso do estudante de Comunicação Social Ícaro Batista, 21, que lê entre oito e dez livros por ano. "A maioria são livros de literatura, que são os meus preferidos", como, por exemplo, o romance de guerra Band of Brothers, escrito por Stephen Ambrose. "Além destes, há livros que utilizo para consulta, geralmente ligados aos estudos. Um exemplo é a Era dos Extremos, de Eric Hobsbawm, que estou lendo por indicação de um professor", conta.
Geralmente, o estudante prefere comprar apenas os livros que realmente gosta. Quanto aos demais, pega emprestado com amigos ou em bibliotecas, como a da Universidade Federal de Goiás – que conta com aproximadamente 125 mil títulos. "Grande parte dos livros que leio é empréstimo de bibliotecas, ou de amigos. Minha irmã também gosta muito de ler, então também leio alguns títulos que ela compra ou pega emprestado. Para Ícaro, o hábito de adquirir livros ainda encontra barreiras financeiras. O estudante acha que o hábito de ler é fundamental nos mais diversos setores da vida, inclusive para se aprender a escrever bem.