Pequenos no tamanho, grandes no talento
Pequenos no tamanho, grandes no talento (Diário da Manhã, 29/06/2008)
Flávia Rocha
Na manhã de ontem, alunos do Centro de Música Pianíssimo apresentaram um recital no auditório da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Treze crianças na faixa etária de 6 a 13 anos mostraram o seu potencial nos acordes do piano. No final, os pequeninos soltaram a voz durante a apresentação do coral.
O jovem João do Sonho Custódio de Almeida, 6, foi o primeiro a se apresentar. Ele freqüenta as aulas há seis meses, porém, apresenta um dom para o piano. Durante a apresentação de João, sua irmã Maria do Céu Custódio de Almeida, 4, assistia atenta ao desempenho do irmão.
A diretora do Centro de Música, Adriana Jacintho, afirmou que o enfoque principal da escola é despertar o gosto musical das crianças. “Se você apresenta a música clássica às crianças, elas vão crescer com aquele segmento na cabeça”. Ainda ressaltou que os aprendizes adquirem apreciação musical diferente dos demais. Eles aprendem a ouvir uns aos outros, formando assim bons ouvintes.
A escola já revela novos talentos musicais. A aluna Bruna Machado Abrão, 6, começou a tocar piano este ano e já compôs a sua primeira música, chamada “A porta”. Outra aluna que se destacou na apresentação foi Jordana Parreira Elias, 10. Ela tocou a famosa melodia “Canção de Ninar”, que já embalou muitas crianças na hora de dormir.
Característica importante da escola é que todos os alunos aprendem primeiro a tocar no piano clássico. Depois de certo tempo, o aluno já tem base para acompanhar as músicas no teclado. “Nós preparamos os alunos para situações em que eles podem acompanhar qualquer outro instrumento musical.”
Um dueto que surpreendeu foi o das gêmeas Lethícia e Sthephanie. Ambas começaram com o piano, porém, Sthephanie preferiu tocar violão. Juntas tocaram “Asa Branca”, do saudoso Luiz Gonzaga. Apesar da pouca idade, 12 anos, as irmãs apresentaram entrosamento musical surpreendente.
No final, o coral fez bela apresentação. Ele é composto pelas crianças da escola, e apresentou canções como “Cai Cai balão”, “O balão vai subindo” e “O sapo”. No dia 2 de junho, o coral gravará DVD de canções infantis com Juraildes da Cruz.