Prefeito quer mais 24 viadutos

Prefeito quer mais 24 viadutos (Diário da Manhã, 16/07/2008)

No dia 10 de abril, o prefeito Iris Rezende (PMDB) manifestou interesse em construir outros 24 viadutos na Capital. Os recursos viriam do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). O anúncio foi feito durante solenidade de assinatura de ordem de serviço para a construção de um viaduto na BR-153. Os novos viadutos devem ser construídos em vias como Avenida Perimetral, BR-153 e GO-060. Pelo menos três deles estariam em processo licitatório.
Um dos viadutos está em fase de construção, na Avenida 2ª Radial, que passará por baixo da BR-153 (viaduto da Unip), a continuar no mesmo nível. A prefeitura construirá uma avenida com 8 quilômetros de extensão, que ligará os bairros do lado leste da BR, como Jardim da Luz e Parque das Laranjeiras, com os do lado oeste, como Vila Redenção e Alto da Glória. A previsão de custos para a obra é de R$ 7 milhões. Deve ser concluída no segundo semestre.
A engenheira civil Márcia Helena Macedo, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), lembra que intervenções nos espaços urbanos nem sempre resolvem o problema da mobilidade. Para ela, o que é feito na Capital não passa de reprodução de modelos ultrapassados. “Enquanto reproduzirmos modelos falidos, já experimentados em outros países, permanece o quadro atual.”
Ela sugere medidas que considera aplicáveis ao trânsito da Capital. Uma delas seria o estímulo a políticas e planos de tranporte público integrado ao Plano Diretor, além do disciplinamento do uso do automóvel.