Raça negra em discussão na telona

Raça negra em discussão na telona (Diário da Manhã, 29/07/2008)

Acontece em Goiânia, de hoje até dia 1º de agosto, o V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/as (V Copene). O evento tem como objetivo evidenciar e debater produções científicas de estudiosos(as) negros(as) e pesquisas que abordem a questão étnico-racial, além de proporcionar a interação entre pesquisadores(as) de diversos Estados brasileiros e países. A fim de levar essas discussões ao público externo à universidade, a comissão organizadora realiza a mostra de vídeos e filmes “Imagens negras, tela branca”. A mostra acontece até dia 3 no Cine Goiânia Ouro, com a finalidade de apresentar obras de cineastas negros(as) e/ou protagonizadas por personagens negros(as). Os filmes e documentários selecionados possuem como tema central a questão étnico-racial e, o mais importante, denotam a diversidade da população negra.

Serão exibidos os filmes As filhas do vento, Carolina, Abolição, A alma no olho, Aniceto do Império em dia de alforria, Pequena África, Samba do trem, República Tiradentes, Mestre Bimba, a capoeira iluminada, Encontro com Milton Santos ou o Mundo global visto do lado de cá, Quilombo - Quilombola, Ritmos da identidade afro-maranhense, Educando contra o racismo, Vaguei os livros, me sujei com a merda toda, Um olhar sobre os quilombos no Brasil, Iroco: a árvore sagrada, o goiano Coração de Olorum, Quilombando, Ori, Negação do Brasil, Atlântico Negro: na rota dos orixás, Abdias Nascimento – Memória Negra, Meu mundo é assim e Abá.

Hoje serão exibidos Abdias Nascimento – Memória Negra (12h30), Encontro com Milton Santos ou o Mundo global visto do lado de cá (15h) e Mestre Bimba, a capoeira iluminada (20h30), no Cine Ouro.

Filmes de hoje
Abdias Nascimento - Memória Negra é um documentário dirigido por Antonio Olavo, com duração de 90 minutos, e conta a trajetória de Abdias Nascimento, histórico militante negro nascido em 1914, cuja obra e atuação política ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira. Ao contar a história de Abdias Nascimento, considerado um ícone da cultura negra, o documentário registra parte significativa da história de lutas do negro brasileiro.

O documentário Encontro com Milton Santos ou o Mundo global visto do lado de cá, dirigido por Silvio Tendler, tem duração de 89 minutos e trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de novo mundo.

Mestre Bimba, a capoeira iluminada é um documentário dirigido por Luiz Fernando Goulart. Com duração de 78 minutos, o filme é inspirado no livro Mestre Bimba – corpo de mandinga, de Muniz Sodré, conta a comovente história de vida e mostra a arte e o encantamento da capoeira de Bimba, hoje presente em mais de 160 países.

A mostra acontece no Cine Goiânia Ouro e as atividades do V Copene, nas dependências das universidades Católica e Federal de Goiás. Mais informações: (62) 3209-6010 (ramal 32).