Especialistas destacam pioneirismo do DMTV

Especialistas destacam pioneirismo do DMTV (Diário da Manhã, 05/08/2008)

O debate político na internet é um caminho sem volta, dizem especialistas, representantes da sociedade civil organizada e políticos consultados pelo Diário da Manhã. O DMTV é o primeiro veículo de comunicação do Centro-Oeste a transmitir, ao vivo, por meio da rede mundial de computadores, as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Nos próximos dias, será a vez dos candidatos que disputam o Paço Municipal, em Goiânia.

Além de parabenizar o ineditismo do jornalista Batista Custódio, os professores não temem em profetizar: o modelo deve ser copiado por outros veículos. “O DMTV e o DM mais uma vez são pioneiros nesta atitude que fortalece a democracia brasileira”, diz o doutor em Marketing Político e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Signates.

“Uma cidade como Aparecida, que não tem divulgação em mídia televisiva, só tem a ganhar com o debate promovido pelo DMTV”, completa o antropólogo e cientista político Wilson Ferreira da Cunha. O professor de Ciências Políticas Itami Campos ressalta a tendência pela qual a internet atinge o eleitorado. “O próprio DM é lido em todo o mundo por meio da web. O modelo veio para ficar, que todos os candidatos o incorporarão.”

Os três candidatos à Prefeitura de Aparecida não poupam adjetivos para elogiar a iniciativa. Maguito Vilela (PMDB) diz que o debate ficará gravado no histórico político de Goiás. “Quem imaginava, anos atrás, que participaríamos de iniciativa como esta? É algo que ficará marcado no cenário político de Goiás.”

Marlúcio Pereira (PTB) lembra que a nova mídia atinge o público jovem, que já começa a se interessar pela política e pelas propostas. “Não só em debates, e na época de campanha, mas os políticos precisam incentivar os jovens sobre política.”

Hélio Moreira, do PSol, vê que os demais veículos de comunicação de Goiás ficarão “a reboque” do ineditismo do DMTV. “É um marco inicial, típico do jornalista Batista Custódio, que sempre sai na frente.”

“É um trabalho extraordinário, oportunidade ímpar de o morador conhecer as propostas, os planos de governo de cada um”, diz o deputado Ozair José (PP). O vice-candidato da chapa do PMDB, Tanner de Melo (DEM), enxerga a web como novo meio de o candidato levar as propostas ao eleitor. “Haverá dezenas de debates como estes nos veículos de comunicação do Estado.”

O ex-deputado Léo Mendanha (PMDB) concorda. “Nos EUA você vê que os candidatos já fazem boa parte da campanha pela rede. Campanha e internet é novo casamento.” O deputado Valdir Bastos (PR) não duvida que o modelo irá influenciar veículos de todo o País.