Biografia

Biografia (Diário da Manhã, 11/08/2008)


Moema de Castro e Silva Olival
Nasceu na cidade de Goiás, no dia 12 de maio de 1932, filha do professor Colemar Natal e Silva e de Genezy de Castro e Silva.
Iniciou os estudos em sua terra natal e fez o curso secundário no Colégio Sacre Coeur de Jesus, no Rio de Janeiro; Filosofia, na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro; e Filosofia Ciência e Letras, na Universidade de Goiás. Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa e de Estilística, nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás, onde se aposentou. Professora de Crítica Literária – Crítica estilística – nos cursos de Mestrado em Letras e Lingüística, curso em que foi fundadora e que coordenou por oito anos. Fundadora e primeira coordenadora do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal de Goiás. Autora de diversos ensaios críticos publicados nos jornais de Goiânia.
Membro da Academia Brasileira de Filologia, da União Brasileira de Escritores – secção de Goiás, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, e recebeu a comenda da Ordem do Mérito em grau de comendador, conferida pelo presidente de Portugal, Mário Soares, pela contribuição à divulgação da Língua Portuguesa no Brasil. Foi agraciada com o troféu Tiokô, na área de Crítica Literária, conferido pela UBE-GO, e o prêmio Clara Ramos, da UBE-RJ.
Obras publicadas: Sintagmático na obra literária, 1976; O espaço da crítica – Panorama atual, 1998; GEN – Um sopro na renovação em Goiás: Vozes representativas, 2000; O espaço da crítica II – A crônica: dimensão literária e implicações dialéticas, 2002; Diálogos plurais, 2008.

Moema de Castro e Silva Olival, ocupante da Cadeira
nº 4 na AGL