As melhores escolhas

As melhores escolhas (Tribuna do Planalto, 08/08/2008)

Na hora de escolher o curso de graduação, vale também analisar a qualidade que a instituição de Ensino Superior oferece naquela área. Para os alunos prestes a fazer o vestibular, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serve como uma bússola que indica qual universidade é capaz de oferecer possibilidades melhores para os vestibulandos.

Os resultados do Enade 2007, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 6, mostraram que apenas 25 instituições no País tiveram cursos com nível de excelência, isto é, tiraram nota máxima. O Estado de Goiás apresentou apenas um curso com nota máxima: o de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), que empatou com o Rio de Janeiro e com Rio Grande do Norte.

Contudo, além do curso de Nutrição da UFG, outras 14 graduações conseguiram conceitos altos no Enade e também no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um novo método de avaliação das instituições superiores de ensino. No geral, a UFG foi a que apresentou melhor resultado no Estado. Os cursos de Agronomia (Goiânia e Jataí), Educação Física (Catalão), Enfermagem e Medicina Veterinária (Goiânia e Jataí) da Federal obtiveram conceito bom em pelo menos um dos quesitos avaliados.

Também com conceito bom estão os cursos de Agronomia (Ipameri), Educação Física (Quirinópolis) e Fisioterapia (Goiânia) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o de Serviço Social da Universidade Católica de Goiás (UCG). Em contrapartida, 22 cursos serão observados de perto pelo MEC, com a possibilidade de serem fechados se não houver melhora em seus resultados futuros.