Agito cultural

Agito cultural (O Popular, 13/08/2008)

Com a participação da atriz Cássia Kiss (foto), será aberta amanhã de manhã na UFG mais uma edição do Circuito Cultural Banco do Brasil

Valbene Bezerra

A atriz Cássia Kiss será a estrela da abertura de mais uma edição do Circuito Cultural Banco do Brasil na cidade, amanhã, a partir das 9 horas, na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Cássia fará a leitura de poemas de Cora Coralina logo após a palestra da professora Eliana Yunes, cujo tema é Importância da Leitura e da Literatura Contemporânea. O evento prossegue até domingo, com várias atividades e a apresentação do musical Renato Russo no Teatro Goiânia.

Amanhã, depois da abertura, às 14 horas, terão início as Oficinas Escritores Brasileiros, no auditório da Faculdade de Letras da UFG. Essas oficinas serão divididas em dois blocos. O primeiro será dedicado ao tema Leitura Literária: A Provocação ao Leitor, conduzido por Eliane Yunes. Já as professoras Goiandira Ortiz e Ebe Maria de Lima falarão sobre Leitura de Poesia: Por Uma Didática da Invenção. Na sexta, as aulas serão das 9 às 12 horas, no mesmo local. Para cada um dos dois cursos, foram abertas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.letras.ufg.br.

O objetivo do evento, segundo os organizadores, é estimular a leitura de romances, poesias, crônicas e ensaios. Durante os encontros, os participantes receberão orientação de como desenvolver núcleos de leituras permanentes.

Trajetória
Na leitura dos poemas de Cora Coralina amanhã de manhã, Cássia Kiss certamente imprimirá a densidade dramática que a tornou uma das atrizes mais requisitadas da TV e do cinema atualmente. Seu trabalho mais recente na telinha foi em Eterna Magia, em 2007. No cinema, a atriz se destacou em Chega de Saudade na pele de Marici, uma mulher solitária que não perdeu a esperança de reconquistar seu par, enamorado de uma garota mais jovem. Como a juíza implacável de Meu Nome Não É Johnny, Cássia também chamou atenção.

A atriz agora aguarda o lançamento de A Festa da Menina Morta no circuito comercial. O filme, que marca a estréia de Matheus Nachtergaele na direção, é forte concorrente no Festival de Gramado (RS), que está sendo realizado esta semana. Em 2005, Cássia ministrou uma oficina de interpretação no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás.