Caos no trânsito tem solução

Caos no trânsito tem solução (Diário da Manhã, 18/08/2008)

Cristiane Lima
Da editoria de Cidades

As aulas foram iniciadas em agosto. Com isso, a rotina de congestionamento, trânsito complicado, além de ônibus lotados nos horários de mais movimento. Mais do que atrasos e transtornos, os congestionamentos custam dinheiro e prejudicam a saúde da população. Amenizar esse problema não é só questão de conforto e bem-estar, mas também de desenvolvimento econômico e social. O Diário da Manhã listou sugestões que poderiam ajudar a aliviar o problema na Capital. Especialistas concordam que o mais viável seria a implantação de transporte coletivo de qualidade e investimentos em educação. O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Benjamim Jorge Rodrigues dos Santos, doutor em Engenharia de Tráfego pela USP, diz que se as pessoas tivessem alternativas para deixar o carro em casa e fossem educadas sobre o trânsito desde criança haveria melhora significativa no cenário.

Entre as dicas, cita a construção do metrô, a exemplo das maiores cidades do País, como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Mesmo com alto custo, a idéia é viável. Tanto que já fazem parte da plataforma de governo de alguns candidatos à Prefeitura de Goiânia. Professor da Universidade Católica de Goiás (UCG), Délio Moreira acredita que o metrô pode amenizar o caos do tráfego. A idéia foi debatida no governo de Henrique Santillo (1987 a 1991). À época, foi feito teste com um trem de carga e constatada a viabilidade do projeto, no trecho entre a Praça do Trabalhador e a Rodoviária de Campinas. Lembra que o trem gastou 5 minutos e 26 segundos para completar o percurso. O indicado para Goiânia seria a construção de metrô de superfície ou misto, subterrâneo em alguns trechos.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que nas ruas e rodovias do Brasil circulam cerca de 45 milhões de veículos, entre automóveis, caminhões, motocicletas, tratores e ônibus. Só em Goiânia, cerca de 800 mil veículos lotam as ruas. Se o número for dividido pelo de habitantes, é como se tivéssemos um carro para cada pessoa e meia. Para controlar o trânsito, o ideal é que existisse um agente para cada mil veículos. Goiânia possui 184 profissionais e deveria ter 800. De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Paulo Sanches, 200 agentes devem ser contratados no ano que vem, por meio de concurso público, para amenizar a falta.

Outra novidade deve ser o aumento dos valores das multas, que podem subir para R$ 90 (infrações leves), R$ 140 (médias), R$ 210 (graves) e R$ 315 (gravíssimas). O montante poderá ser até cinco vezes maior, dependendo da irregularidade. Sanches acredita que essa medida pode inibir acidentes. “Todos sabemos que a maioria só muda de atitude quando sente o peso da multa no bolso”, destaca.