Inovação no curso de Matemática
Inovação no curso de Matemática (O Popular, 20 de agosto de 2008)
Uma das novidades da UFG para 2009 é o processo seletivo estendido para o curso de matemática. O objetivo é conter o alto índice de evasão de um curso que possui alta demanda para o magistério. Os inscritos para matemática no vestibular de 2009 serão os únicos a enfrentar três fases da seleção.
Na primeira, farão provas normalmente; na segunda, só redação. Os aprovados terão de cursar duas disciplinas no primeiro semestre – Introdução ao Cálculo e Geometria Analítica – sem vínculo com a universidade, o que será a terceira etapa do vestibular.
O programa UFG Inclui é outra inovação. Para participar e concorrer à reserva de vagas-cotas raciais e sociais o aluno deve preencher questionário no ato da inscrição ao vestibular informando ser negro, oriundo de escola pública ou candidato de escola pública.
No caso da cota racial, o edital prevê criação de comissão, que irá averiguar a veracidade dos dados. Se eles não forem confirmados, a inscrição poderá ser indeferida.
Na 1ª fase do concurso, caso o total dos candidatos convocados para a 2ª etapa em cada curso não contemple a origem de 20% de candidatos oriundos de escola pública (independente da cor/raça) e de 20% de negros, também oriundos da rede pública, serão convocados candidatos adicionais até que sejam cumpridos os porcentuais.
Na 2ª etapa será aplicado critério de reserva de vagas. A classificação final do concurso contemplará em cada curso 10% dos aprovados de egressos de escolas públicas e 10% de negros também da rede pública.