O que muda na UFG
O que muda na UFG (Tribuna do Planalto, 22/08/2008) O vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) 2009 já é considerado histórico devido a novidades anunciadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da instituição, como, por exemplo, a criação de cursos inexistentes em Goiás, caso das graduações em Estatística e de Letras/Libras. A partir do próximo ano serão oferecidos novos 25 cursos ampliando a quantidade de vagas para 5.174, uma diferença de 1211 a mais do que em 2008. Para alcançar essa diferença, além dos novos cursos, a UFG irá aumentar o número de alunos de graduações já existentes. Matemática Engenharia de Computação (Goiânia) - 40 vagas Engenharia Ambiental (Goiânia) - 45 vagas Bacharelado em Engenharia de Software (Goiânia) - 60 vagas Engenharia Florestal (Goiânia) - 40 vagas Engenharia Mecânica (Goiânia) - 40 vagas Engenharia Química (Goiânia) - 20 vagas Licenciatura em Física (Goiânia) - 40 vagas Bacharelado em Estatística (Goiânia) - 50 vagas Bacharelado em Ciências Geoambientais (Goiânia) - 50 vagas Licenciatura em Química (Goiânia) - 40 vagas Sistemas de Informação (Goiânia) - 40 vagas Zootecnia (Goiânia) - 40 vagas Bacharelado em Ciências Sociais (Goiânia) - 55 vagas Bacharelado em Educação Física (Goiânia) - 40 vagas Bacharelado em Filosofia (Goiânia) - 50 vagas Licenciatura em Letras/Libras (Goiânia) - 50 vagas Arquitetura e Urbanismo (Goiânia) - 35 vagas Engenharia Florestal (Jataí) - 50 vagas Bacharelado em Direito (Jataí) - 60 vagas Matemática Industrial (Catalão) - 50 vagas Bacharelado em Geografia (Catalão) - 30 vagas Enfermagem (Catalão) - 40 vagas Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (Catalão) - 50 vagas Licenciatura em Filosofia (Goiás) - 50 vagas Confira a lista do ENEM 2008
Além dos novos cursos e das novas vagas, outro ponto diferenciado no edital do vestibular deste ano é a utilização do polêmico sistema de cotas. Este sistema faz parte do Programa UFG Inclui, que versa sobre a reserva de vagas para estudantes de escola pública e para negros provenientes da rede pública, além do aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outra novidade é específica do curso de graduação em Matemática, oferecido em Goiânia nos turnos vespertino e noturno. Para os vestibulandos interessados nessa área, a seleção será diferenciada, em três fases e não em duas como para os outros cursos. A primeira fase será igual à de todos, na segunda haverá somente a prova de redação.
Os classificados irão cursar duas disciplinas (Introdução ao Cálculo e Geometria Analítica) durante o primeiro semestre de 2009. Após três provas de cada disciplina serão divulgados os 110 alunos aprovados para o curso. O objetivo é sanar dúvidas e deficiências do ensino médio e oferecer aos candidatos a real impressão do curso, o grau de exigência, possibilidades do mercado de trabalho, além de contribuir para a redução da evasão e melhorar o nível das turmas.
Serviço Social (Goiás) - 50 vagas
Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não receberam o cartão contendo as informações sobre o candidato podem esclarecer suas dúvidas pelo site www.mec.gov.br ou pelo telefone 0800.616161. Para fazer a consulta é preciso informar o número do CPF ou o número da inscrição on-line. O Ministério da Educação (MEC) informa que já enviou pelos Correios o cartão de confirmação da inscrição, que traz a data, a hora e o local da realização das provas.
Este ano as provas serão aplicadas no dia 31 de agosto em cerca de 1.400 municípios. Os candidatos terão cinco horas para responder 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre diversas áreas de conhecimento, além de produzir uma redação. Na primeira quinzena de novembro, o MEC enviará o Boletim Individual de Resultados, que também poderá ser acessado pela internet. Até agora já se inscreveram pela web mais de 1 milhão e 400 mil candidatos. Falta contabilizar as inscrições via Correios.