Como na Era de Ouro
Como na Era de Ouro (Tribuna do Planalto, 22/08/2008)
Um programa que remete à era de ouro do Rádio brasileiro. Esta é a promessa do Rádio para Assistir, que a Rádio Universitária leva ao ar a partir da terça-feira, 26. Idealizado por estudantes do sexto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante os próximos cinco meses, a atração irá ao ar toda última terça-feira do mês, das 19h30 às 22 horas, cobrindo o espaço do consagrado Beatlemania. A cada edição, o programa receberá um cantor goiano para participação ao vivo no auditório da Universitária. Segundo Túlio Moreira, um dos idealizadores do projeto, todos os gêneros serão contemplados. "Teremos música popular, rock, samba...", diz. Entre os nomes já confirmados, estão os cantores de MPB Fernando Perillo e Cláudia Vieira e o roqueiro Diego de Moraes.
A produção ficará a cargo dos universitários Túlio, Lílian Fernandes e Marcela Guimarães, que contam com bolsa da universidade. A apresentação é do veterano João Sobreira Rocha. Para Sobreira, retomar o formato dos programas que consagrou o rádio no Brasil é resgatar um pouco da história do veículo de comunicação, quando os ouvintes iam até os auditórios para assistir as apresentações dos artistas in loco. "O objetivo é que o público saia de casa para ver as apresentações", explica.
Em caráter experimental, os primeiros 30 minutos do programa serão transmitidos somente para a platéia que comparecer ao auditório da Rádio Universitária, que comporta até 115 pessoas sentadas. O motivo é o choque com a segunda metade do jornalístico A Hora da Verdade, retransmitido de segunda a sexta-feira em rede nacional. Pela rádio, será possível sintonizar o programa a partir das 20 horas.
Se Rádio Pra Assistir repercutir e tiver público cativo, deve entrar na grade permanente da Rádio Universitária já em 2009. Até lá, continua como projeto de extensão encampado pelos estudantes Túlio Moreira, Marcela Guimarães e Lílian Fernandes. Túlio garante que as 115 vagas do auditório serão ocupadas por pessoas de diferentes estilos. "Vamos receber tanto os mais saudosistas quanto os jovens que querem saber mais sobre a música feita em Goiás".
Serviço
* O quê: Programa Rádio para Assistir
* Quando: Última terça-feira do mês
* Onde
Para assistir:
A partir da s19h30, no Auditório da Rádio Universitária - Alameda das Rosas Nº. 2200, Setor Oeste
Para ouvir:
A a partir das 20horas, Rádio Universitário
870 AM
* Informaçãoes:
3521-1712
Apresentador é um apaixonado pelos Beatles
João Sobreira Rocha, 61, é apresentador do programa Beatlemania, veiculado às terças-feiras, desde que foi criado, há cinco anos. A cada programa ele entrevista fãs dos Beatles e especialistas em música. Sobreira atua na Rádio Universitária há 32 anos, desde que passou em concurso público para o quadro efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mudou-se para Goiânia em 1974, por motivos de trabalho. No mesmo ano, começou a trabalhar na Rádio Clube e, em seguida, na Difusora.
A paixão pelos Beatles veio da Jovem Guarda. "Mesmo no interior cearense, a geração dos músicos cabeludos era muito viva para mim e meus programas sempre foram voltados para eles", relembra o radialista. Sobreira afirma que é feliz por trabalhar em uma emissora AM que, apesar de faltar qualidade técnica, tem público ouvinte cativo. "O lado mais legal é o trabalho de valorização da música e outras artes."
Estréia
A primeira atração do programa Rádio Pra Assistir será o cantor Fernando Perillo. A trajetória musical do artista iniciou na década de 1970. À época, Perillo participava de festivais e cantava em bares de Goiânia. Seu trabalho é a Música Popular Brasileira. O primeiro disco, Sinal de Vida, foi feito em 1982, em parceria com o baixista Bororó e o compositor Nasr Chaul. Ele é reconhecido como um dos precursores da música popular no Estado. Em dezembro do ano passado, ao comemorar 25 anos de carreira, lançou Caminhos. O projeto conta com a parceria de nomes consagrados da música feita em Goiás, como Chaul e Bororó, Juraíldes da Cruz e o jornalista Carlos Brandão.