Por dentro

Por dentro (Diário da Manhã, 28/08/2008)

Vereadoriável defende Guarda Municipal armada

Candidato a vereador pelo PV, Fabrício Bonfim lança domingo comitê de campanha e inaugura site com as propostas que pretende defender no Legislativo, se eleito. O evento ocorre no lote 1 da quadra 21, na Avenida Fusijama, no Setor Sol Nascente, e pretende reunir os candidatos a prefeito e vice da Coligação Goiânia em Movimento (PPS e PV), Gilvane Felipe e Jaqueline Vieira, respectivamente. Entre as propostas de Fabrício Bonfim, estão armar a Guarda Municipal de Goiânia e aumentar suas prerrogativas.
Além das lideranças dos partidos, a reunião deverá contar, segundo Bonfim, com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller. Isso porque o vereadoriável, agente prisional concursado, foi diretor da Unidade Prisional Casa do Albergado e da Ouvidoria-Geral de Polícia da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Formado em Direito e Turismo, com especialização em Planejamento Urbano e Meio Ambiente e em Gestao Prisional pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem propostas para as três áreas, entre outras.
É com essa experiência que ele pretende formular e apresentar projetos de lei de incentivo ao plantio de árvores em imóveis de Goiânia e de fomento a linhas de crédito para cooperativas de reciclagem e coleta seletiva de lixo. “São projetos viáveis de serem aprovados”, diz.


Votação de reajuste salarial adiada

A votação do projeto de reajuste dos salários dos servidores públicos municipais, prevista para ocorrer ontem, foi adiada. O prefeito Iris Rezende (PMDB) pediu ao vereador Elias Vaz (PSol - foto), líder da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, para iniciar negociação. A prefeitura propôs aumento de 4,55%, mas os vereadores aderiram à emenda do relator Wanderlan Renovato (PSDB), que pede 7,95%. Iris convidou os membros da comissão e os líderes de sindicato para se reunir até a próxima terça-feira (2) para discutir os termos do reajuste. A data ainda não foi marcada em função da agenda atribulada de Iris, que é candidato à reeleição na Capital. “O prefeito nunca escondeu que gosta de participar das discussões no que diz respeito ao financeiro da prefeitura. Achamos por bem aguardar a reunião para tomar a decisão”, diz Elias.


MPs trancam pauta na Câmara

O projeto que cria o Fundo Soberano e duas medidas provisórias (MPs) vão bloquear votações da Câmara e dificultar aprovação das propostas escolhidas por consenso na reunião dos líderes partidários com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O presidente reuniu o colégio de líderes para definir a pauta de votações da próxima semana. Será a última semana com votações antes das eleições de outubro. Até lá, a Câmara fará um recesso branco, liberando os deputados para que se dediquem às campanhas eleitorais. O projeto que cria o Fundo Soberano tranca a pauta do plenário a partir do dia 2 de setembro.