Câmpus 2 da UFG inaugura cinema
Câmpus 2 da UFG inaugura cinema (O Popular, 29/08/2008)
Hoje, às 10 horas, será inaugurado oficialmente o Cine UFG, sala de cinema da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus 2 (Samambaia). Embora já tenha servido como palco para a realização de um festival universitário e palestras, só agora a sala começa a funcionar regularmente na Faculdade de Letras, sob administração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade.
“É um projeto de quase oito anos. Como diretor da Faculdade de Letras e cinéfilo, achei que a UFG não poderia prescindir de um instrumento tão importante para a formação cultural”, conta Anselmo Pessoa, hoje pró-reitor.
O cinema e suas instalações foram construídos e adquiridos numa parceria entre a UFG e a Agência Goiana de Cultura (Agepel), durante a administração de Nasr Chaul.
“No entanto, a nossa ação é apartidária, seja em relação à atual presidente da Agepel, Linda Monteiro, que é nossa convidada para esta inauguração, com o Ministério da Cultura ou o poder municipal”, esclarece Anselmo, que também pretende procurar a colaboração de embaixadas.
A programação será voltada para o chamado filme de arte, começando com a produção francesa A Última Amante. O funcionamento da sala, ao menos por enquanto, será apenas durante os dias da semana, com duas sessões diárias: ao meio-dia e às 18 horas.
Embora seja aberto à comunidade em geral, estudantes e funcionários da UFG pagam meia-entrada (R$ 3). A inteira custa R$ 6. “Os preços dos ingressos são populares e o público terá bons equipamentos e instalações para usufruir de um entretenimento com qualidade ”.
Apesar da inauguração às 10 horas, a sala só vai funcionar com duas sessões a partir de segunda-feira. Segundo Anselmo, o fechamento da sala nos finais de semana se deve a uma questão de segurança no Câmpus Samambaia.