39 mil fazem Enem hoje em Goiânia

39 mil fazem Enem hoje em Goiânia (Diário da Manhã, 31/08/2008)

Na 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram. No Centro-Oeste, 324.704 alunos realizarão o teste. Só em Goiânia serão 39.289 alunos. A prova será aplicada hoje, das 13h às 18h (horário de Brasília).

O exame é composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação. A prova é um dos requisitos para o estudante concorrer à bolsa do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Além disso, mais de 500 instituições utilizam o resultado do Enem como critério de seleção para o ingresso no ensino superior. Entre elas, a Univer-sidade Federal de Goiás (UFG). Pela primeira vez, a instituição vai aproveitar 20% da prova na primeira fase do vestibular, como esclarece o reitor Edward Madureira. “O Enem auxilia no progresso da educação e dos próprios alunos”, avalia.

Vale lembrar de questões importantes, como chegar ao local do exame pelo menos uma hora antes, levar o documento de identidade com foto, comprovante de inscrição, caneta com tinta preta, lápis e borracha, além de conhecer o local onde fará a prova.

Conhecer antecipadamente o trajeto e onde fará a prova possibilita ao aluno calcular quanto tempo levará até o local, diminuindo assim o risco de ficar do lado de fora do exame devido a atraso.

Professor de Física, Murillo Souza Gomes, 28, aconselha começar pelas questões das disciplinas que o aluno tem mais facilidade. Para a redação, dedicar uma hora, no mínimo. Para que o estudante fique mais calmo, diz que caminhar é um bom remédio. "A caminhada relaxa e o estado emocional do aluno fica menos abalado."

No dia da prova, o candidato deve tomar café e almoçar adequadamente. "É preciso tomar café da manhã reforçado e almoçar, ainda que mais cedo que de costume”, diz a nutricionista Alessandra Rocha.